Menos da metade dos produtores comprovaram vacinação contra a febre aftosa

Faltando menos de duas semanas para o término da campanha, poucos produtores comprovaram a vacinação do rebanho com idade de até 24 meses. 19/05/2017

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município de Mercedes alerta aos produtores rurais para a campanha de vacinação conta a febre aftosa.

Faltando menos de duas semanas para o término da campanha, poucos produtores comprovaram a vacinação do rebanho com idade de até 24 meses. Das 530 propriedades cadastradas e um total de 12.943 animais, até a tarde de ontem (18) menos de 50% das propriedades haviam comprovado a vacina. Restam 334 propriedades, ou seja, aproximadamente 65% ainda não comprovaram a vacinação.

O Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Sebastião Koch, salienta que é de suma importância que todos os animais dentro desta faixa etária sejam vacinados nesta primeira etapa de vacinação. Ele ressalta que em primeiro lugar, a vacinação se faz necessária para garantir o boa sanidade do rebanho do município, em segundo, para evitar transtornos futuros, já que o produtor que não vacinar e comprovar a vacinação estará sujeito a sofrer as penalidades da lei.

Os produtores que ainda não vacinaram seu gado devem fazê-lo o mais breve possível, vacinado e comprovando na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Mesmo que não possua animais até 24 meses, a situação deverá ser informada a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), junto a secretaria na prefeitura também até o dia 31 de maio.