Novo Sistema de Água de Mercedes é inaugurado

O projeto, que beneficiará mais de 1.300 residências, foi executado por meio de um investimentos a fundo perdido da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 1.538.695,73 e com recursos próprios do município de R$ 35.186,26. 07/07/2017

Foi com grande alegria que a Prefeita Cleci Loffi, juntamente com o Deputado Federal Zeca Dirceu, inauguraram na noite de ontem (06), na sede do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae), a obra de ampliação do novo Sistema de Abastecimento de Água.

O projeto, que beneficiará mais de 1.300 residências, foi executado por meio de um investimento a fundo perdido da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no valor de R$ 1.538.695,73 e com recursos próprios do município de R$ 35.186,26.

Além da população, prestigiaram a solenidade, o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde Edson Schug, Presidente da Câmara Marcelo Eninger, o Secretário de Administração e Finanças Vilson Martins, de Agricultura Sebastião Koch, Desenvolvimento Econômico Sérgio Groff, Diretor do Semae Otávio Fiedler, vereadores e demais autoridades.

O sistema é composto por um poço de captação, localizado na Linha São Marcos, com capacidade de bombear 40 mil litros da água hora. Adutora tem mais de 4.800 metros de extensão e dois reservatórios, um elevado com capacidade de 100 mil litros e um de 500 mil para distribuição armazenagem.

Em paralelo ao projeto, a administração investiu mais R$ 96.374,38 na ampliação da estrutura física do Semae. Foram construídos, em 119,58 m², uma sala para funcionários, banheiro, depósito de equipamentos, abrigo de veículos, limpeza. O valor inclui ainda o derrocamento do sistema antigo com retirada das caixas de água, instalação de bebedouro comunitário e pintura do prédio.

Na solenidade, e de forma emocionada, a Prefeita Cleci Loffi lembrou que essa foi a maior obra a fundo perdido já trazida para o município. Ela agradeceu o apoio e intermediação do Deputado Zeca Dirceu junto a Funasa, que foi fundamental para a conclusão do projeto.

Ainda durante a inauguração, a Prefeita Cleci, o Vice Edson Schug e o Diretor do Semae Otávio Fiedler entregaram uma lembrança para a família dos munícipes Simão e Cirineu Boeing, que cederam a propriedade para a perfuração do posso artesiano, em agradecimento pela doação da água.

Finalizando a solenidade, as autoridades realizaram o descerramento da placa inaugural e a abertura do portão de acesso aos novos reservatórios de água. Logo após todos os presentes foram convidados a conhecer as instalações do Semae.