Município participa de Seminário Estadual de Valorização de Produtos Artesanais

O município foi representado com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Sérgio Paulino Groff e do agricultor familiar Volney Bobrzyk, que está iniciando a atividade de queijo colonial. 17/08/2017

Mercedes participou, na semana passada, entre os dias 11 e 12 de agosto em Laranjeiras do Sul, do Seminário Estadual de Valorização de Produtos Artesanais. O município foi representado com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Sérgio Paulino Groff e do agricultor familiar Volney Bobrzyk, que está iniciando a atividade de queijo colonial.

Objetivo do seminário foi discutir as potencialidades, limitações e desafios da produção artesanal de alimentos pela agricultura familiar para valorização da cultura alimentar, promoção do desenvolvimento rural e a segurança alimentar e nutricional. Durante o evento houve também o lançamento do 3° Inverno Gastronômico com Lançamento do Concurso de Queijos Artesanais do Paraná.

Segundo Sérgio, diferentemente da agricultura industrial a agricultura familiar que nosso município é a maioria absoluta, ele carrega na sua trajetória as tradições de seus antepassados, italianos, alemães, polacos, entre outros e são as memórias do saber fazer que está sendo construída a cultura do nosso município.

“Mercedes caminha lentamente o seu processo de agroindústria, mas com passos firmes. O agricultor percebeu que esse é o momento de investir na transformação de sua matéria prima produzindo alimento artesanal e Governo Federal, e, especialmente o Governo Estadual está modificando a legislação tanto na área de estruturas como de fiscalização. O governo municipal está com o processo bem adiantado para a implementação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM)”, revela o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego Sérgio Paulino Groff.