10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental
Segundo a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo tem percepção do seu potencial, consegue lidar com o stress do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.
Milhões de pessoas em todo mundo são afetadas por desordens mentais, neurológicas e comportamentais, que podem causar um imenso sofrimento, isolamento social, dimuição da qualidade de vida e até aumento da mortalidade, sendo que milhões nunca buscarão ou receberão tratamento. As notícias positivas são que tratamentos adequados e de bom custo-benefício estão disponíveis, e que soluções para lidar com os problemas de desordens mentais existem.
Transtornos mentais são reais, diagnosticáveis, comuns e universais. Se não tratados, podem produzir sofrimento e graves limitações nos indivíduos, além de perdas econômicas e sociais. Prevenção e tratamento são possíveis, mas muitas pessoas não são corretamente tratadas. Uma política nacional bem definida e programas de promoção de saúde mental e controle dos referidos transtornos são soluções plausíveis e eficazes para a população.
São mais de 154 milhões de pessoas no mundo que sofrem de depressão, 91 milhões de pessoas são afetadas pelo abuso de álcool e 15 milhões pelo abuso de drogas. Um em cada quatro pacientes que se dirigem aos serviços de saúde têm pelo menos uma doença mental, neurológica ou comportamental.
Salienta ainda a Psicóloga Silvana Dos Santos: a maioria da desordem não é diagnosticada ou tratada. Muitas vezes devido ao estigma e à falta de informação em relação à doença mental. Neste intuito a Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes - PR promoverá na quarta-feira do dia 24-10-2012 uma tarde em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental, com palestra direcionada a Rede Assistencial de Saúde Mental de Mercedes; oportunidade esta em que todos os profissionais que compõem a Rede podem participar. O evento trará a seguinte reflexão: "Saúde Mental: onde está a sua?".
Durante a palestra, será enfatizando a importância de se conhecer o que é Saúde mental. Precisamos romper as barreiras que continuam excluindo todos aqueles com problemas mentais ou psicológicos. Não há lugar no mundo para discriminação contra aqueles com transtornos mentais. Não pode haver saúde sem saúde mental. Sendo assim reforçamos o convite para que todos os profissionais participem e colaborem na promoção da saúde de toda a população Mercedense.