A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para o aumento de casos de Dengue no Município.
Estamos com 10 casos notificados no Município, destes, 2 positivos, 4 negativos e 4 aguardando resultado. Todos com história de estarem em Município próximo que está em Epidemia de Dengue.
Solicitamos à todos os moradores que usem repelente caso seja necessário ir à Município com Epidemia de Dengue.
Reforçamos ainda para que eliminem todo material que possa acumular água parada em sua residência e seus lotes.
Todo cuidado que possamos ter é fundamental para evitar o aumento no número de casos de dengue, evitando assim que ocorra uma epidemia.
Em caso de suspeita da doença, as pessoas devem evitar a automedicação e procurar sempre atendimento médico, lembrando de informar se houve deslocamento para outros municípios em pelo menos 15 dias antes do aparecimento dos sintomas.
Cada cidadão sinta-se convocado a realizar um arrastão de limpeza em seu lote e residência, eliminando materiais que possam acumular água parada, como: copos, plásticos, garrafas, limpando calhas, vasos de flores, tanques, cisternas e outros...
Vamos cuidar de onde moramos mantendo nossa residência livre de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya.
Lembrando ainda que a recolha de lixo seco reciclável é realizada semanalmente toda terça feira e toda última semana do mês a Secretaria de Viação e Obras realiza a coleta de galhos e entulhos.
Todo cidadão deve ter a consciência de fazer sua parte, colaborando com a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
A equipe de Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde estarão vistoriando as residências em suas visitas, caso ocorram irregularidades a pessoa será notificada e ou multada.
Dar fim ao lixo e água parada é dever de cada cidadão...
Caro morador, abrace esta idéia, evite ser multado !!!
Fonte: Enfª Kátia L. Martins
Vigilância Epidemiológica/ Coordenação de Endemias
Secretaria Municipal de Saúde