Abrindo a programação pertencente à “Semana dos Direitos” desenvolvida pela Secretaria de Assistência Social através do CRAS e CREAS de Mercedes, aconteceu na noite de segunda-feira (18) importante palestra em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes – 18 de Maio.
A programação da noite iniciou com uma apresentação teatral, o monólogo “Almas Manchadas – Marcas que o tempo não apaga” com o ator André Luís Dutra, de Cascavel. Em seguida, prosseguiu-se com a palestra proferida pela Psicóloga Graciele Groth, que tratava acerca da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.
Atingindo cerca de 150 munícipes tanto dos setores público quanto privado, a noite foi avaliada como positiva pelos organizadores. Segundo a Coordenadora do CREAS, Cinthia Brun, “O objetivo era sensibilizar, mas também proporcionar o entendimento da responsabilidade de todos enquanto cidadãos em denunciar este tipo de violência contra nossas crianças e adolescentes. Além disso, mais do que servidores, tínhamos pais e mães em nosso público, estes que sem dúvidas querem uma infância de paz para seus filhos. Neste sentido, alertou-se para o seu papel enquanto primeira instância de proteção às nossas crianças” comenta.
Os munícipes que se fizeram presentes na palestra ganharam como brinde uma camiseta da Campanha 18 de Maio, esta que auxilia na divulgação do tema - muitas vezes velado e escondido -, e apresenta a alternativa de denúncia no Disque 100.