O Dia Estadual de Conscientização sobre Hanseníase é celebrado em 26 de maio com o intuito de dar visibilidade sobre essa doença que, ainda hoje, atinge cerca de 1.000 cidadãos paranaenses por ano.
A Vigilância Epidemiológica busca alertar a população sobre seus principais sintomas como, por exemplo, mancha na pele com falta de sensibilidade.
Você conhece as manchas do seu corpo?
Mancha na pele sem sensibilidade pode ser hanseníase.
O que é hanseníase?
É uma doença que ataca a pele e os nervos, o que dificulta os movimentos das mãos, dos pés e dos olhos, além de causar amortecimentos.
Se diagnosticada e tratada no começo, não deixa marcas ou sequelas.
A doença tem cura?
Sim! A hanseníase tem cura há muito tempo e pode ser tratada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quanto mais cedo for diagnosticada, menores as chances de sequelas físicas.
Como posso pegar hanseníase?
Pela convivência por um longo período com pessoas que são portadoras das formas contagiosas e não estão em tratamento. Nesses casos, a hanseníase pode demorar em média cinco anos para se manifestar. Por defesas naturais, mais de 90% da população não terá a doença, por mais que conviva com pessoas infectadas. Mesmo assim, todos que tiveram contato com quem teve hanseníase devem ser examinados na Unidade de Saúde mais próxima. A doença pode atingir qualquer pessoa (criança ou adulto).
Quais são os sintomas da doença?
A doença costuma se manifestar através de:
Manchas que são amortecidas, não suam, não coçam e, às vezes, perdem os pêlos.
Caroços, alguns que aparecem e somem.
Bolhas que aparecem nos braços e nas mãos.
Feridas na sola dos pés.
Dor nos nervos dos braços e das pernas, geralmente abaixo do joelho. (A pessoa apresenta também dificuldade para segurar objetos e tropeça com frequência.)
O que fazer se perceber algum dos sintomas?
Ao perceber os primeiros sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima e converse com a equipe. Com o diagnóstico no início da doença, o tratamento é mais curto.
O que fazer se já tive hanseníase?
Se você tem sequelas da doença, como mãos e pés em garra, procure uma Unidade de Saúde para avaliação. A equipe vai encaminhá-lo para cirurgia ou tratamento das feridas, ambos oferecidos pelo Governo do Paraná.
Como é o tratamento?
A hanseníase é tratada gratuitamente pelos profissionais do SUS. Você receberá os remédios e terá orientações sobre como se cuidar. Seus familiares também serão examinados. O tempo de tratamento é estipulado pelo médico, mas varia entre seis meses a um ano.
Posso continuar trabalhando?
Sim. Você poderá trabalhar e levar a vida normalmente. Além da cura, é possível viver com saúde, sem sequelas e com qualidade de vida.
(Cartilha SUS/SESA)
O tratamento para Hanseníase é gratuito e pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde.
Procure uma Unidade de Saúde e informe-se!
A hanseníase tem cura em todas as fases da doença.
Fonte: Enfª Kátia L. Martins
Vigilância Epidemiológica/ Coordenação Municipal MH
Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes