Em comemoração a semana mundial do brincar na Escola Municipal Tiradentes as Crianças da Classe Especial Turma B e 2° Ano D foram presenteados pelas futuras Psicomotricidade Relacional com uma sessão realizada com bolas.
A brincadeira coloca a Criança na presença da possibilidade de reproduções de tudo oque existe em seu cotidiano, na natureza e nas relações humanas. É por meio de brincadeiras que elas têm a oportunidade de entender e desenvolver habilidades sociais importantes a sua convivência e aprendizagem com ser humano.
Alguns pais culpados por esta falta de tempo apresentam-se diante dos filhos de forma insegura e sem referencia. Tentam por compensações satisfazer a todos os desejos de seus filhos, evitando lidar com as frustrações, elementos muitas vezes necessários a organizações psíquica da criança. Por consequência, por um lado têm-se crianças carentes de afeto e necessidades básicas, e por outro lado existem crianças exigindo que seus desejos sejam satisfeitos de forma desmedida e autoritária refletindo sua enorme insegurança.
Sob este perspectiva, a psicomotricidade relacional na escola, utiliza como método de intervenção o brincar espontâneo. Neste contexto a psicomotricidade relacional é o parceiro simbólico da criança e trabalho de modo preventivo com o objetivo de ajuda-las a elaborar positivamente sua agressividade, seus medos, inibições e emoções desenvolvendo formas mais saudáveis de seus relacionar com ela mesma e com os outros.
A possibilidade de recriar a realidade por meio do brincar contribui para o desenvolvimento de competências acadêmicas e sócio emocional que ajudam a criança a esperar a sua vez quando estiver em grupo, negociar e compreender os pontos de vista alheia, lidar com a angustia, adquirir maior tolerância a frustração, afirmar seu poder diante do grupo social, desenvolver sua criatividade, elevar auto estima e desinibição entre outros elementos.
Aprendem também várias habilidades por meio de brincadeiras que contribuirão para o sucesso da vida. Colaboração (Trabalhos em equipe), Conteúdo (Matemática e ciência), Comunicação (oral e discreta), criatividade e confiança em si e nos outros.
Apresenta ainda a propriedade de prevenir dificuldade emocional em longo prazo tais como autoestima, depressão, ansiedade, dificuldades relacionais no trabalho e na vida social entre outros.
Agradecimentos especiais ao Secretário de Educação e Cultura; Gilson Backes, Diretora e coordenadora da Escola Municipal Tiradentes; Elenir Brum e Marcia Fiedler Heinzen. Professoras das Turmas; Darlene, Maiara, Claudenice e Fernanda.
Que este dia realmente possa ter feito a diferença na vida destas Crianças.