Aconteceu nesta quinta-feira (23/07) um ciclo de palestras no Município de Mercedes sobre o Sexting, este que vem a ser o compartilhamento de fotos e vídeos de conteúdo sexual por meio da troca de mensagens entre crianças, adolescentes e jovens.
Esta campanha que foi ação da Administração Municipal através do CREAS trouxe orientações nos períodos matutino, vespertino e noturno e teve como público-alvo os adolescentes e jovens estudantes dos Colégios Estaduais Leonilda Papen e Eronildes Francener, das faixas etárias de 11 à 17 anos.
Com as palestras ministradas pelas advogadas Vivian Martens O. Banks e Glauci Hoffmann, aspectos de esclarecimentos gerais sobre o fenômeno, bem como as consequências sociais, comportamentais e jurídicas relacionadas ao assunto foram discutidas. Além disso, em decorrência do próprio sexting, apresentou-se o bullying, o ciberbullying e aliciamento de menores que podem estar diretamente ligados àquele primeiro, e trazem igualmente ou ainda mais consequências negativas ao público que se encontra em fase de desenvolvimento.
Também a rede de proteção à criança e ao adolescente já havia sido capacitada em outro momento, onde membros da assistência social, saúde, diretores, professores da educação, do esporte e da cultura, além de representantes de instituições religiosas estiveram presentes numa manhã de reflexão para o tema. Ao todo, cerca de 350 pessoas foi atingido com a realização de ações da campanha.