Nesta semana em que será celebrado o Dia de Finados, a Secretaria de Saúde de Mercedes, por meio da Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Endemias, chama a atenção da população quanto aos cuidados necessários para evitar a proliferação do Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. É fundamental que as pessoas não coloquem vasos que acumulem água nas sepulturas.
Dentro das ações de Combate à Dengue, os cemitérios são considerados pontos estratégicos justamente por apresentarem um maior número de prováveis criadouros do mosquito transmissor da doença. Por isso, eles são motivo de atenção durante o ano todo, especialmente nesta época.
A população deve tomar alguns cuidados para evitar a proliferação do mosquito:
- Dar preferência às flores artificiais;
- Se a preferência for por flores naturais, sempre escolher aquelas plantadas em vasos com furos, que podem também ser adquiridos em qualquer floricultura;
- Depositar as flores artificiais ou naturais sobre os túmulos sem o invólucro de celofane, (plástico que embrulha o vaso e por ser impermeável, favorece o acúmulo de água);
- Eliminar os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana, que também propiciam que a água fique depositada;
- Os ramos de flores naturais devem ser colocados diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida. O nível de areia deve ser mantido até a borda, evitando o acúmulo de água.
“Os cuidados são simples, mas precisamos da colaboração da população em ajudar a dificultar a procriação do Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Se cada um fizer a sua parte, toda a população será beneficiada. Lembre-se, o combate ao Aedes Aegypti é responsabilidade de todos nós!” afirma a Enfermeira da Epidemiologia Kátia L. Martins.