MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Cuidados com a Dengue, Chikungunya e Zika-V antes da viagem de férias

Cuidados simples podem garantir um retorno tranquilo, com a casa livre da doença.

A Secretaria de Saúde de Mercedes, por meio da Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Endemias, orienta a população para os cuidados neste período de férias de fim de ano. Algumas medidas devem ser tomadas para que o período de festas não se torne uma dor de cabeça, sobretudo em relação à Dengue, Chikungunya e Zika-V. Cuidados simples podem garantir um retorno tranquilo, com a casa livre da doença.

Segundo a Enfermeira Kátia Loffi Martins, do setor de Vigilância Epidemiológica e Coordenação de Endemias, o ideal é que, antes de viajar, os moradores façam uma vistoria em casa e no quintal para eliminar qualquer tipo de potencial criadouro do mosquito. “São apenas 15 minutos que fazem toda a diferença no combate ao Aedes aegypti. Mantendo a casa sem água parada, você contribui para a proteção de sua família e dos vizinhos”, afirma.

O verão é a estação do ano que mais concentra casos de Dengue no Paraná. Segundo Kátia, as temperaturas mais quentes favorecem a eclosão dos ovos do mosquito Aedes aegypti, que transmite a Dengue, a Febre Chikungunya e a Zika-V. “Os ovos geralmente são depositados em água parada e podem sobreviver por mais de um ano à espera de um clima propício para se desenvolver”, comenta.

Entre os criadouros mais comuns estão vasos e pratos de plantas, garrafas pet, copos plásticos, sacolas, latas e outros materiais recicláveis. Também existem outros vilões que nem sempre estão à vista, como calhas entupidas, ocos de árvores, bromélias e bandejas externas de geladeira.

Além da Dengue, outras doenças que estão preocupando muito são a Chikungunya e a Zika-V, cujas medidas de prevenção são as mesmas da Dengue. “Embora haja semelhanças também nos sintomas, a Chikungunya não evolui para a forma grave como a Dengue, mas pode incapacitar e afastar a pessoa do trabalho por um longo período e a Zika-V, leva a sérias complicações principalmente em bebês (ainda intra-útero), causando a MICROCEFALIA”, ressalta Kátia.

Com isso, a orientação para quem for viajar é que antes de sair elimine todo e qualquer material que acumule água na casa. Segundo Kátia, as pessoas também devem usar de repelentes contra mosquitos, quanto as gestantes a orientação é de que façam uso do repelente que seja indicado durante a gravidez. “Com estas medidas de prevenção, podemos evitar estas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, principalmente. A prevenção e cuidado depende de você cidadão, faça sua parte!”, conclui. 

18/01/2025 as 11:18
Desde a sua construção, na década de 80, rodovia nunca recebeu investimentos significativos
17/01/2025 as 08:47
Para aproveitar o benefício, os pecuaristas devem se inscrever até 31 de janeiro
16/01/2025 as 10:17
Serviço permite que pacientes realizem exames de pele sem necessidade de sair do município, com resultados em até três dias
15/01/2025 as 15:17
A Prefeitura está atenta à situação e trabalhando para identificar os envolvidos ​​e tomar as medidas cabíveis
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
18/01/2025 11:20