Deu-se inicio no dia ontem as atividades de formação de Educadores Ambientais - FEA da Bacia do Paraná 3 o primeiro dos cinco encontros de capacitação foi rela lizado no Município de Quatro Pontes. Divido em núcleos os 29 municípios que compõem a BP3, o Núcleo de Marechal Cândido Rondon ficou composto pelos municípios de Altônia, Entre Rios do Oeste, Guairá, Marechal Cândido Rondon, Maripá, Mercedes, Mundo Novo, Nova Santa Rosa, Pato Bragado, Quatro Pontes e Terra Roxa.
A Formação de Educadores Ambientais (FEA) é desenvolvida por meio da metodologia da Pesquisa-Ação-Participante (PAP), também conhecida como Pessoas que Aprendem Participando, a qual se desenvolve mediante círculos de diálogos que vão se ampliando e constituindo “mandalas” multiplicadoras de saberes e cuidados socioambientais.
Nessa mandala, o PAP1 é composto pela equipe idealizadora – dos Ministério do Meio Ambiente e da Educação; o PAP2, pelo coletivo educador; o PAP3, processo de formação educadores/as ambientais representando todos os segmentos sociais dos 29 municípios da BP3, que por sua vez desencadeiam o PAP4, constituído por comunidades de aprendizagem, com vários atores sociais envolvidos.
O processo abrange questões socioambientais diversas, escolhidas e oferecidas pelas instituições do Coletivo Educador em função da realidade regional. O objetivo final é fortalecer a construção de políticas públicas que transformem todos os municípios da região em Municípios Sustentáveis, por meio do diálogo entre coletivos, colegiados, redes, fóruns, projetos, programas e ações socioambientais desenvolvidas no âmbito local e articuladas em outros níveis.
Segundo a Gestora de Educação Ambiental do Município de Mercedes Tânia Regina Effting : esse processo tem a articulação na Região pelo Programa Cultivando Água Boa (Itaipu Binacional) e os trabalhos são democráticos e participativos das comunidades de aprendizagem, uma vez que ao aprenderem os conceitos fundamentais, também todos são convidados a analisar a realidade em que vivem, buscando diagnosticar com criticidade e ética o espaço em que estão inseridos, buscando sonhar sua transformação, planejando intervenções integradas com todos os atores sociais da comunidade. Valorizando os diferentes saberes no processo de transformação social e ambiental. Destacou também que o Município de Mercedes dispõe de seis vagas para o PAP3,sendo que somente duas vagas estão ocupadas por Celia Packer e Jéssica Finckler . Sendo que qualquer munícipe interessado em fazer a formação com certificação de 336 horas, expedido pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná -Unioeste/ Curso de Extensão., é só entrar em contato com a mesma junto a Prefeitura Municipal.