A Administração Municipal de Mercedes programou para a próxima quinta-feira (29) a inauguração da obra de revitalização da Avenida João XXIII. A solenidade terá início às 20h15 na esquina da Avenida com a Rua Dr. Oswaldo Cruz, próximo ao Prédio da Prefeitura.
No total, o projeto custou 1.788.333,00, destes R$ 1,5 milhão foram disponibilizados pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedu), por meio de um financiamento e o restante, R$ 288,333 mil, foram de contrapartida municipal.
O projeto de revitalização buscou beneficiar prioritariamente a acessibilidade para os pedestres, bem como os motoristas e o comércio, com a criação de novas vagas de estacionamento de forma lateral devido a à necessidade de realizar mudanças que proporcionassem maior fluxo do trânsito.
Além disso todas as calçadas foram refeitas com pavimentação em paver, o que proporcionou maior segurança para as pessoas portadoras de necessidades especiais que precisam circular por esses locais. O passeio público também foi adequado de acordo com as normas de acessibilidade, contemplando piso tátil, rampas e ciclovia no canteiro central.
A iluminação pública da avenida foi substituída por super postes com lâmpadas de LED proporcionando maior eficiência e redução de gastos com a energia pública. A obra de revitalização contempla também a construção de galerias pluviais em seis quadras e um recape asfáltico completo.
A antigas árvores existentes forma retiradas para dar lugar a novas espécies mais adequadas ao ambiente, uma vez que as antigas estavam afetadas por pragas, conflitavam com a rede elétrica, edificações ou passeio público. A execução do projeto paisagístico, que contemplou a plantação de 95 novas mudas das espécies Resedá (21), Oiti (18), Canelinha (21), Quaresmeira (19) e Chapéu de Couro (16), foi aprovado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e realizado por meio de um levantamento de área e estudo.
A Administração Municipal convida a todos os munícipes para participar da inauguração desta obra que conseguiu atingir o seu principal que é dar um novo aspecto a cidade, aproveitando o espaço existente, dando um visual moderno, mais iluminado, seguro e livre o acesso aos portadores de necessidades especiais e pessoas com dificuldade de locomoção.