João Viera dos Santos, mas conhecido como Serafim, esteve no gabinete da Prefeita Cleci Loffi, acompanhado no secretario de esportes, lazer e turismo Edson Vilar e do Diretor de esportes Valdecir dos Santos. Posteriormente Serafim visitou as escolinhas de futsal do município, contando um pouco de suas histórias para os futuros atletas de Mercedes.
Serafim iniciou sua carreira na adolescência. "Comecei aos 15 anos de idade, no amador do América de Morrinhos. Em 1961, aos 21 anos, passei a jogar profissionalmente, contratado pelo Uberlândia Esporte Clube", lembra o ex-lateral esquerdo. Em maio de 1964, Serafim foi contratado pelo São Paulo e lá ficou por 2 anos. Foram 20 jogos com a camisa tricolor (9 vitórias, 5 empates e 6 derrotas) e apenas um gol marcado, na goleada de 4 a 1 contra a Associação Bancária de Esportes. Do São Paulo, se transferiu para o União Bandeirante (PR), onde foi campeão da segunda divisão, e duas vezes vice-campeão da estadual. "encerrei minha carreira lá mesmo no União Bandeirante, em 1970, aos 30 anos" recorda o ex-atleta.
Serafim lembra que veio para o União Bandeirante, através do amigo De Sordi, campeão mundial com a Seleção em 1958 e ex-lateral do São Paulo, que faleceu no dia 24 de agosto de 2013. Serafim também teve a honra de declarar sua disciplina nos 9 anos enquanto atleta profissional de nunca ter sido expulso de um jogo. O ex-atleta conta que jogou com grandes nomes do futebol brasileiro, entre eles Pelé, Del Vecchio, De Sordi entre outros.
Atualmente Serafim mora em Morrinhos (GO) onde está aposentado.