Palestra e teatro são realizados em Mercedes para marcar o dia 18 de maio

A proposta da campanha é de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade de todo o Brasil a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.
18/05/2018 11:40

Hoje, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Em alusão a data o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Mercedes, com apoio das Secretarias de Assistência Social e Saúde, realiza durante essa sexta-feira, uma atividade na Casa da Cultura.

A proposta da campanha, que tem o lema: “Faça Bonito: Proteja Nossas Crianças e Adolescentes” é de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade de todo o Brasil a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, conforme explica a Secretária de Assistência Social Andréa Hahn (Áudio 1).

As ações tiveram início nesta manhã uma apresentação teatral com o tema: “Almas manchadas: Marcas que Tempo Não Apaga” com o Ator André Luis Dutra. A peça, que traz relatos reais de vítimas atendidas pelo serviço público, desperta para o diálogo, prevenção e proteção dos menores à esta problemática.

Para reforçar a mobilização, também houve uma palestra com a Assistente Social Cristhiane Novello no objetivo de pontuador os tipos de violência, os caminhos para realizar uma denúncia, como se proteger e combater.

Além da presença de alunos das Escolas Estaduais Leonilda Papen e Eronildes Francener, o evento contou com a presença da Secretária de Assistência Social Andréa Hahn, da Coordenadora e Psicóloga do CREAS Thalita de Labio, equipe da Assistência Social, CRAS, Projeto Piá, professores, diretores e conselheiros tutelares.

A tarde a atividade, que tem também o apoio do Grupo "Jovens Mercedenses Conectados para o Bem", tem sequência na Casa da Cultura, às 13h30, com a participação dos alunos do Ensino Fundamental e Médio do turno vespertino.

Por que 18 de Maio?
Nesse dia, em 1973, uma menina de Vitória – ES, foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada numa orgia imensurável. O corpo apareceu seis dias depois desfigurado por ácido. Os agressores jamais foram punidos. O movimento em defesa dos direitos da criança e adolescente, após uma forte mobilização, conquistou a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 que institui o 18 de maio como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

Áudio Secretária de Assistência Social Andréa Hahn