Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000

Balsa responsável pela travessia entre Mercedes a Guaíra deixa de operar

A paralisação da atividade faz cumprir o que determina a legislação atual da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
27/07/2018 11:39

A Balsa Dona Santa, responsável pela travessia entre o Distrito de Arroio Guaçu Mercedes até a comunidade rural Salamanca em Guaíra, deixou de operar nesta última quinta-feira (26), conforme oficio nº 262/2018.

A embarcação fazia a passagem desde o fechamento do Lago de Itaipu, em substituição a uma ponte que existia no local. Durante esses anos todos, a Balsa Dona Santa passou por várias reformas, melhorias e alterações para atender as exigências da legislação que rege sobre a navegação aquaviária.

Recentemente a Administração de Mercedes foi notificada pela Antaq sobre a operação da embarcação, inviabilizando o município a manter a travessia sob pena de multa no valor R$ 200 mil, entre outras sanções.

Em um dos trechos da notificação a Antaq deixa claro, que Mercedes não poderá mais continuar realizando a travessia no local nas circunstancias atuais.

De acordo com o documento o município teria que constituir uma empresa pública ou de sociedade de economia mista para explorar a travessia da balsa sobre o Rio Guaçu conforme consta na Resolução 1.274/2009 (Antaq).

Ainda segundo a decisão da instituição, que tem sede em Paranaguá, a autorização para a prestação de serviços de transporte aquaviário realizada parcial ou totalmente em faixa de até 150 (cento e cinquenta) quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres, designada como faixa de fronteira, é competência executiva da união, exercida por meio da Antaq. Assim, para operar como Empresa Brasileira de Navegação (EBN), na prestação de serviço de transporte de passageiros, veículos e cargas, na navegação interior de travessia em faixa de fronteira, a prefeitura necessita de autorização da Antaq.

Preocupada com a situação, a Administração Municipal de Mercedes está realizando conversações com Guaíra, na tentativa de unir as forças políticas para buscar uma solução.

Em uma das reuniões, ficou decidido que com o encerramento das atividades da balsa, haverá uma tentativa junto a Itaipu para que sejam realizados estudos com o objetivo de construir uma ponte entre os dois municípios.

18/10/2018 as 16:32
A instalação das lâmpadas no Lago Municipal está ocorrendo por meio de um convênio de R$ 92.400,00 entre o município e a Itaipu Binacional.
18/10/2018 as 15:36
essa quinta-feira (18) vão ser realizadas as disputas de 3º lugar na comunidade de São Marcos.
18/10/2018 as 14:18
O plano diretor é o documento que norteia as ações de desenvolvimento e ordenamento da expansão urbana do município pelos próximos 10 anos.
18/10/2018 as 13:02
Além de economizar os participantes aprenderam sobre importância de se reduzir os impactos no meio ambiente.
Ligue!
Siga no Facebook