Mercedes cada vez mais empreendedora

09/04/2019 15:01
O município de Mercedes é novamente reconhecido no Paraná pela visão administrativa de incentivo à formalização dos Micro Empreendedores Individuais (MEI’s). A Sala do Empresário Empreendedor conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro em reconhecimento à qualidade dos serviços prestados.

O Selo foi entregue no evento “We” no dia 29 de maio em Curitiba e trata-se de um prêmio instituído pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), como uma forma de reconhecimento dos serviços realizados pelas salas ao Micro Empreendedor em todo o Estado do Paraná.

No total de 399 municípios, apenas 130 participam e das 165 salas existentes apenas 139 foram certificadas com o Selo, entre eles, bronze, prata e ouro.

Os empreendedores recebem orientações e consultorias nas áreas de gestão, planejamento, finanças e marketing para se manter atualizados e se planejar para aumentar a lucratividade do negócio. “Com o total de 2.474 atendimentos no ano de 2018 a Sala foca no desenvolvimento gradativo dos empreendedores do município, incentivando e oportunizando o crescimento através de todas as atividades ofertadas, entre elas, cursos, capacitações, palestras, consultorias e o próprio atendimento ao MEI”, afirma o Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Emprego Sérgio Paulino Groff.

Como resultado dos trabalhos realizados sejam eles no campo do treinamento, do atendimento e pelas consultorias a Sala do Empreendedor de Mercedes tem conquistado vários resultados positivos entre os microempresários.

Case de sucesso
A história do empreendedor James Krüger, proprietário da Móveis Krüger, pode servir de inspiração para muitos outros micro empresários. O marceneiro aproveitou as ferramentas e cursos do Sebrae para lucrar e ter sucesso com a empresa. “Trabalho como marceneiro a praticamente 19 anos, por isso domino bem a parte de produção, quando abri a MEI senti que precisava de auxílio para o processo de desenvolvimento da empresa, na parte administrativa, controle financeiro e de como colocar as ideias em prática, isso tudo aprendi durante, às consultorias por um ano realizada na Sala do Empreendedor”, releva o empresário.

Foi essa instrução buscada por James que fez com que ele pudesse alçar vôos maiores, ter estímulo para trabalhar de forma criativa e inovadora, prosperar e investir cada vez mais no negócio. A Móveis Krüger já passa a contar com um funcionário, condição permitida para o MEI. Investiu R$ 55 mil em melhorias, e R$ 70 mil em aquisição de diversos equipamentos. O empreendimento tem potencial, para no próximo ano, migrar para a categoria de microempresa (ME).

Esse foi um dos exemplos de pessoas que começaram de baixo, como MEI mas atingiram o sucesso por meio do conhecimento, trabalho e perseverança.

Como se formalizar
Para ser microempreendedor individual, é necessário não ter participação em outro empreendimento como sócio ou titular, trabalhar de forma individual e ter um faturamento anual de no máximo R$ 81 mil.

A documentação necessária para se tornar um MEI é a carteira de identidade e CPF (original e cópia), cópia do comprovante de endereço comercial e cópia do comprovante de endereço residencial, caso tenha declarado Imposto de Renda Física nos últimos dois anos, cópia do recibo de entrega de declaração de imposto de renda e cópia do título de eleitor.

A Sala do Empresário Empreendedor do município, localizada junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego na Prefeitura, está preparada para atender as pessoas interessadas em tirar suas dúvidas das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Na última quarta-feira (03) a Sala recebeu a visita da responsável do Programa Cidades Empreendedoras Elisangela Rosa e também do consultor do Sebrae José Altair, para realização do planejamento 2019, visando o desenvolvimento de estratégias para o decorrer do ano.

16/04/2024 as 08:03
Foram conquistadas oito medalhas
15/04/2024 as 13:36
O Grupo Edelweiss, de Mercedes, liderou o 3º Encontro de Danças Folclóricas