MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Ação para celebrar Dia Mundial da Saúde Mental é realizada

Segundo a Psicóloga da Secretaria de Saúde Silvana Santos é importante tempo para lazer e descanso. “Mesmo quem ama trabalhar e sente dificuldade de se afastar do escritório, precisa de tempo para si
08/10/2019 10:10
Para marcar o Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado em 10 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde de Mercedes realizou na última sexta-feira (04), um passeio ao Aquário Municipal de Toledo. Visando a promoção da saúde mental participaram da ação as integrantes do grupo “Mulheres Vencedoras”.  

Há 2 anos o grupo se encontra quinzenalmente para tratar assuntos relacionados a troca de informações, experiências e busca de soluções para enfrentar as dificuldades e situações do dia a dia. 

Segundo a Psicóloga da Secretaria de Saúde Silvana Santos é importante tempo para lazer e descanso. “Mesmo quem ama trabalhar e sente dificuldade de se afastar do escritório, precisa de tempo para si. Excesso de compromissos pode causar danos à saúde e, em alguns casos, levar à depressão”, afirma. 

Segundo ela os casos de pacientes que chegam ao consultório esgotados por causa do trabalho são muitos, mas, geralmente, as pessoas só procuram ajuda depois de algo grave acontecer. “Alguns sinais como isolamento social, alterações das atividades cotidianas sem motivo aparente, queda no desempenho profissional e/ou acadêmico e desleixo no autocuidado são alguns sinais de que uma pessoa pode estar com a saúde mental abalada”, comenta. 

De acordo com ela em outros casos, as mudanças de comportamento são mais claras e podem ser percebidas por alterações de humor repentinas e intensas, irritabilidade e/ou agitação, abatimento visível provocado pela tristeza e mudança súbita no modo de agir e de se relacionar com as pessoas. “Tenho observado que a sobrecarga de trabalho pode ter origem na maneira como as empresas estabelecem metas, exigindo demais de seus funcionários. Está na hora de repensarmos as formas de gestão, ouvirmos mais os empregados para tornarmos o trabalho mais prazeroso e de as empresas adotarem um estilo de gestão que considere mais a opinião dos funcionários”, defende Silvana.

Dentre as estratégias, para se ter uma boa saúde mental, está a capacidade de aceitar que emoções desagradáveis também fazem parte da vida. 

Segundo a psicóloga é importante mensurar o valor de determinadas situações a fim de gastar energia psíquica com aquelas realmente urgentes e importantes. “Também é imprescindível investir em hábitos que vão potencializar a qualidade da vida mental, como, praticar um exercício físico, ter um sono de qualidade, alimentar-se de forma equilibrada e saudável e praticar uma atividade de lazer e relaxamento", revela Silvana. 

26/04/2024 as 11:07
Evento deste sábado abre a programação de 32 anos de Mercedes
24/04/2024 as 19:07
Evento acontece no Clube Grêmio, a partir das 18h00
24/04/2024 as 18:55
Evento acontece no sábado e contará com o Show Nacional de Traia Veia
24/04/2024 as 15:43
Evento acontece no sábado e contará com o Show Nacional de Traia Veia
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
26/04/2024 13:09