Trabalhar numa perspectiva que desperte interesse por uma agricultura ecologicamente sustentável tem se destacado como atividade curricular nas Escolas da rede Municipal de Mercedes. É assim que professores das Escolas Rurais com atendimento em Tempo Integral, José de Alencar e Caetano Munhoz da Rocha, buscam envolver seus alunos com atividades práticas e pedagógicas dentro do Macro Campo Agroecologia.
O Macro Campo vem de encontro com o Projeto Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia - PEHEG, uma iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB), no qual o município de Mercedes realizou adesão ainda em 2013 e que visa formar profissionais capazes de promover hábitos alimentares saudáveis e educação ambiental dentro das escolas.
A Agroecologia pode ser considerada como uma ciência, que agrega conhecimento e saberes populares, tradicionais, das experiências de agricultores e comunidade. Surgiu com a preocupação da preservação dos recursos naturais, como a água, o ar, a terra, a vida animal e vegetal. E ao mesmo tempo também se preocupa com alimentação segura e saudável. Produção com, e não contra a natureza, evolvendo geralmente a agricultura familiar.
Na manhã desta sexta-feira (07), os alunos do 1° ao 5° ano, realizaram juntamente com a Professora Patrícia Eger Stein o plantio de mudas de alface de maneira ecologicamente correta. De acordo com a Diretora da Escola Caetano Munhoz da Rocha, Kiara Baasch Mensch, “o objetivo é incentivar o cuidado, o consumo de alimentos mais saudáveis e que os alunos possam vivenciar e promover atitudes como essas em suas casas, juntamente com suas famílias”.