Saúde inicia ações da campanha Janeiro Branco nesta terça-feira (18)

Campanha aborda os cuidados com a saúde mental, buscando promover a conscientização sobre a importância da prevenção ao adoecimento emocional
18/01/2022 17:16

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta terça-feira (18) as ações da campanha “Janeiro Branco”, mês que busca conscientizar a população para a importância dos cuidados com a saúde mental, com o intuito de prevenir o adoecimento emocional.

A abertura da campanha foi realizada com ações em pontos estratégicos de Mercedes.  Já a segundo intervenção será com colaboradores da prefeitura, onde está programado um momento de acolhimento dos servidores, com o intuito de divulgar o Janeiro Branco e reforçar aos profissionais a necessidade de cuidar da saúde mental.

“Muitas vezes cuidamos do corpo físico e esquecemos da importância de tratar das questões subjetivas que podem causar tanto sofrimento, a ponto de trazer consequências danosas ao nosso dia a dia e na relação com as outras pessoas. O janeiro branco é uma campanha que surge para trazer o alerta a todos sobre a importância de falarmos sobre a saúde mental e emocional. Esse aspecto da vida precisa ser considerado desde a infância e não negligenciado”, comenta Josiane Eliza Rech Rahn, Diretora da Secretaria de Saúde.

Ela ainda ressalta que o município oferece diversos serviços voltados à saúde mental, podendo ser encontrados nas unidades de saúde. “O município, através da sua rede de saúde, faz a acolhida das demandas através das unidades básicas e a rede de outros serviços encaminhados. A partir da avaliação dos profissionais é definida a conduta terapêutica para as questões apresentadas”, destaca Josiane.

PROGRAMAÇÃO

·        18/01 Abertura das ações em pontos estratégicos do Município de Mercedes.

·        21/01 Recepção dos Servidores Municipal da Prefeitura.

·        28/01 Encerramento das Atividades no Lago Municipal de Mercedes

O Janeiro Branco é uma campanha brasileira iniciada em 2014 que tem o objetivo de atrair a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. O mês de janeiro foi escolhido porque é neste mês que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano. Por isso, estão propensas a pensarem em suas vidas, nas relações sociais, em suas emoções e sentidos existenciais. Em 2022, o Janeiro Branco entra em sua 9ª edição com o lema “Todo Cuidado Conta”.

19/04/2024 16:54