Teve início nesta terça-feira (22) a campanha de vacinação contra a gripe, que vai até 9 de maio em todo o país. A meta do município de Mercedes é imunizar 1.557 pessoas dos chamados “grupos prioritários”: 285 crianças de 6 meses a menores de 5 anos, 744 idosos com 60 anos ou mais, 69 trabalhadores da saúde, 49 gestantes, 08 mulheres com até 45 dias após o parto (Puérperas), 403 pessoas com doenças crônicas/comorbidade.
Como podemos observar houve uma ampliação do público infantil incluído na campanha de vacinação deste ano, portanto a faixa etária agora é de até 5 anos. As pessoas com doenças crônicas e "condições clínicas especiais" também devem se vacinar, mas com a apresentação de indicação médica ou comprovação do seu quadro clínico.
A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado que são: Influenza A (H1N1); Influenza A (H3N2) e Influenza B, portanto a vacina não imuniza contra resfriados causados por outros tipos de vírus.
Os efeitos colaterais são raros e a vacina usada na campanha contra a gripe é segura e bem tolerada. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento. Podem acontecer que as pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre. Todas estas ocorrências tendem a desaparecer em 48 horas.
No dia D, sábado dia 26 de Abril a equipe de saúde estará atendendo normalmente nas 03 Unidades de Saúde do nosso município. Na sede o horário de atendimento será das 8:00 às 17:00 horas e no interior das 08:00 às 16:00 horas.
Pedimos a todos para que tragam as suas carteirinh