O setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Município de Mercedes, alerta toda população para o Risco de Epidemia de Dengue.
Estamos com 10 casos de Dengue confirmados no Município.
Solicitamos à todo cidadão Mercedense que colabore para não deixar locais com água parada em suas casas ou lotes. Portanto pedimos a colaboração de todos para eliminar os focos do mosquito, assim estaremos prevenindo para que não ocorram mais casos de Dengue.
PRINCIPAIS SINTOMAS DE DENGUE
Febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas, dores nas juntas, fraqueza, dor no corpo.
Se você estiver apresentando algum destes sintomas, procure a Unidade de Saúde mais próxima.
Obs:
- Se você é suspeito de Dengue, não usar medicamentos com ácido acetilsalicílico, exemplo: AAS, aspirinas, anador, ou antiinflamatórios como ibuprofeno, piroxican, entre outros.
-Importante ingerir bastante líquido quando se está com dengue.
A prevenção é a única arma contra a doença, portanto todos nós moradores podemos contribuir para que a Dengue não vire Epidemia no Município.
A equipe do Programa Municipal de Controle da Dengue orienta as pessoas para a conscientização de que a melhor forma de se evitar a Dengue é eliminar os locais com acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. Importante também observar as calhas dos telhados e tanques de lavar roupas, para ver se não fica água parada.
População...não baixem a guarda, vamos juntos continuar combatendo o mosquito da Dengue...
Fonte: Enfª Kátia L. Martins
Epidemiologia / Coordenação PNCD Municipal