Com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino ofertado às crianças e jovens mercedenses e, em tempos de utilização das diferentes tecnologias, o Município de Mercedes, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura adquiriu três lousas digitais, as quais já estão disponíveis para utilização dos professores enquanto recurso pedagógico.
As lousas digitais foram adquiridas por meio de um pregão presencial e a vencedora do certame foi a empresa Pimpão: Livros e Materiais Pedagógicos da cidade de Curitiba. O investimento feito pelo Município foi na ordem de R$ 29.990,00, para a aquisição de três lousas digitais. Incluso ao valor investido esteve a instalação dos equipamentos, bem como a capacitação que foi feita na data de 19 de março pelo técnico da empresa Luciano Basso Kaczmarzwk, a todos os professores da rede municipal e estadual.
A lousa digital possui os mesmos recursos que um computador, porém mais inteligente, uma vez que ela é sensível ao toque. A interatividade ocorre com qualquer movimento realizado pelo professor em contato com a tela onde o conteúdo está sendo projetado. Com a lousa, o professor poderá fazer a simulação de imagens, navegar na internet, utilizar do multimídia, até mesmo criar atividades interativas com a participação dos alunos. Ainda é possível fazer anotações na própria lousa através de um teclado virtual, com uma caneta especial ou mesmo com o próprio dedo.
Além do mais, ainda é possível fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, estudar geografia com mapas feitos por satélites, apresentações em Power Point complementada com links de sites. As aulas na lousa digital ainda podem ser salvas etapa por etapa, com a contribuição do professor e do aluno. Dessa forma as aulas poderão ser compartilhadas e até mesmo enviadas por e-mails.
De acordo com a Secretaria de Educação, Lenir Schmidt: "a lousa é um recurso atrativo aos alunos e em tempo de uso das mídias, a aquisição feita pela Secretaria de Educação vem facilitar o aprendizado e tornar as aulas mais produtivas, pois há uma infinidade de recursos que o professor poderá aplicar em cada aula. Neste momento, adquirimos três lousas e nosso objetivo é ampliar gradativamente essa capacidade até chegar a uma lousa por sala de aula em todas as instituições escolares do nosso município".
As lousas adquiridas foram instaladas na Escola Municipal Tiradentes da sede do Município, Colégio Estadual Leonilda Papen, também da sede municipal e Escola Rural Municipal José de Alencar, da localidade de Três Irmãs. Nesta última, também será utilizada pelos alunos do Colégio Estadual Eronildes Francener, o qual tem suas atividades no mesmo prédio.