O chefe Regional da Secretaria de Estado Da Agricultura e do Abastecimento (SEAB) Eloir Sebastião Pape, juntamente com a Prefeita Cleci Loffi, Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente Arlindo Barbosa, Diretor da Secretaria de Agricultura André Backes e o Técnico do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e extensão Rural (EMATER) Luciano José de Souza realizaram na manha de hoje (11) no gabinete da Prefeita Cleci Loffi, a assinatura do Convênio do Programa de Gestão do solo e água em Microbacia.
Programa de Gestão do Solo e Água em Microbacia
O Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias é uma iniciativa do governo do estado do Paraná, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), cujo objetivo é recuperar e manter a capacidade produtiva dos recursos naturais, com base na gestão de microbacias hidrográficas.
O programa atuará em todos os municípios do Paraná, abrangendo 400 grupos de agricultores, igual número de microbacias e beneficiando em torno de 20.000 famílias.
Tem como referência as experiências adquiridas na execução de programas similares desenvolvidos no estado do Paraná nos últimos quarenta anos.
Agregam-se em seu escopo novas estratégias, tais como: atuação em manejo e conservação do solo e da água em pelo menos uma microbacia em cada município do Paraná; ações integradas de vários programas ambientais, sociais e produtivos, com forte participação popular e base técnica; integração maior com o Plano Estadual de Gestão de Estradas Rurais, orientando-o em bases conservacionistas; capacitação de prefeituras municipais, assistência técnica e comunidades locais e linhas de crédito para recuperação e manutenção dos recursos naturais.
A participação da sociedade
Colegiado Estadual: é o fórum consultivo do Programa e tem o papel de integrar as instituições e as demais políticas públicas para o setor, uma vez que é composto por dirigentes dos executores e parceiros do Programa.
Grupo Gestor Regional: É formado em cada região administrativa da SEAB e tem a participação de representantes das instituições executoras do programa e da sociedade.
Grupo Gestor Municipal: Cada município incluído no programa organiza um Grupo Gestor Municipal, composto por representantes das instituições e órgãos técnicos, representantes dos agricultores das microbacias e lideranças existentes no município, Que tenham relação direta com os trabalhos que serão desenvolvidos.
Processo participativo na microbacia: A melhoria da qualidade de vida das populações, objetivo do Programa, será alcançada com a integração entre agricultores da microbacia e instituições para a identificação dos problemas e das ações corretivas e para a escolha das oportunidades que viabilizem a promoção de uma agricultura ambientalmente, economicamente e socialmente sustentável.