Como o objetivo de ofertar uma atividade diferenciada, mas sem se desprender do conteúdo escolar, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Mercedes ofertou para os educandos da rede municipal e estadual uma visita ao Parque Temático Brasil em Miniatura. Cerca de 1.306 alunos, na última quinta e sexta-feira, puderam conferir de perto um pouco da história da colonização do Brasil através de maquetes organizadas dentro de um ônibus adaptado para tal finalidade.
De forma criativa e lúdica, as maquetes trazem a representatividade de uma memória historicamente constituída que parte de uma ideia de ocupação das terras brasileiras, transitando de um processo de exploração e domínio das riquezas naturais para a urbanização com a descoberta da energia elétrica.
Ainda é possível observar nas maquetes a ideia difundida e reafirmada por parte da historiografia brasileira de que os trilhos do trem levam o progresso e a civilização aos mais longínquos sertões. Por muito tempo as ferrovias carregaram o símbolo do desenvolvimento capitalista do mundo contemporâneo; o trem da maquete se move de uma parte inicial de exploração, transpassando todo um conjunto de transformações, até alcançar os meios tecnológicos que é o triunfo do homem sobre a natureza.
Ao mesmo tempo, a maquete possibilita a leitura para um processo de destruição do meio ambiente, uma natureza transformada pela ação dos homens, com a exploração da mata, a extração da madeira e o uso da águapara a produção de energia elétrica.