O Deputado Federal Dilceu Sperafico recebeu na ultima sexta-feira o Titulo de Cidadão Honorário do Município de Mercedes. A entrega aconteceu durante sessão solene realizada na Casa da Cultura do Município.
A entrega do Titulo contou com a Presença da Prefeita Cleci Loffi, Vice – Prefeito e Secretário de Viação, Obras e Serviços Urbanos Vilson Martins, Chefe de Gabinete Evandro Moreira, Pastor Valdir Braur, Deputado Estadual Duílio Genari, Presidente da Câmara de Vereadores Edson Schug, Vereadores Marcelo Eninger, Márcio Back, Antônio Alves, Sérgio Groff, Kely Weber, Romaldo Hamm, Laco e Cerli Weber que foi a autora do Projeto de Entrega do Titulo de Cidadão honorário ao Deputado Dilceu Sperafico.
Para a Prefeita Cleci Loffi “Hoje estamos entregando o titulo de Cidadão Honorário ao Deputado Federal Dilceu Sperafico. São 20 anos de caminhada, lutas e vitórias, mas o mais importante de tudo é a ética que se encontra no Deputado, são 20 anos que não encontramos sequer uma mancha em seu currículo, fico muito feliz por isso, essa homenagem é totalmente justa, porque é de pessoas assim que precisamos”.
“Hoje vim aqui receber uma homenagem, uma homenagem que realmente toca a gente, porque sentimos que os vereadores que representam a comunidade e a comunidade estão reconhecendo o nosso trabalho publicamente e isso me deixa com a responsabilidade ainda maior, Isso é uma demonstração de que o nosso trabalho de 20 anos valeu a pena. Eu me sinto realizado por escolher na vida pública defender o agricultor e os pequenos municípios" disse o Deputado Dilceu Sperafico.
O deputado federal Dilceu João Sperafico é natural de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 26 de janeiro de 1948.
Juntamente com os pais, Ismael Vicente e Olinda Joanina Rizzi Sperafico, e irmãos, transferiu-se para Toledo, ainda menino, em 1957. O pai, falecido em 1983, era agricultor e comerciante. A mãe era líder comunitária e com a morte prematura do marido, se tornou a matriarca e grande referência da Família Sperafico. Ela faleceu em 2007.
Dilceu é casado com Iraci Josefina Sperafico e o casal possui três filhos: Thaís, Fabíola e Natan.
É graduado em Direito e Filosofia, agropecuarista e empresário.
Concorreu a cargo eletivo pela 1ª vez em 1994, elegendo-se deputado federal. Conquistou novos mandatos nas eleições de 1998, 2002, 2006 e 2010. Neste último pleito, foi o deputado federal mais votado no Oeste do Paraná.
Entre 2007 e 2009, foi coordenador da Bancada Federal do Paraná, composta de 30 deputados federais e três senadores, de diversas agremiações partidárias.
Entre 1999 e 2000, presidiu a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, depois de haver sido vice-presidente, da qual continua membro titular, a exemplo de diversos outras comissões permanentes e especiais.
Em nível de Congresso Nacional, em 2005 assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agricultura, integrada por 114 deputados federais e 12 senadores, como 1º político do Paraná a ocupar o cargo, com mandato de 1 ano.
Integra a Frente Parlamentar Cooperativista e a Frente Parlamentar da Radiodifusão, entre outros blocos parlamentares.
É um dos representantes do Congresso Nacional no Parlamento do Mercosul (Parlasul) e no Parlamento Latinoamericano (Parlatino).
Representa as Regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Centro-Oeste do Paraná, com trabalho destacado em favor do agronegócio, do agricultor, dos municípios, dos trabalhadores urbanos e rurais e do pequeno empresário.
Sempre esteve entre os parlamentares mais assíduos do Congresso Nacional, segundo levantamentos realizados pela imprensa especializada. É apontado como um dos melhores e mais atuantes deputados federais do Paraná, além de estar entre os que mais recursos da União têm canalizado para os municípios.
Graças à sua atuação destacada, consolidou imagem de uma das novas e mais influentes lideranças políticas do Estado.
Em reconhecimento ao trabalho desenvolvido em Brasília já foi agraciado com Títulos de Cidadão Honorário de 19 cidades do Oeste e Sudoeste do Paraná: Toledo, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Dois Vizinhos, Missal, Quatro Pontes, Tupãssi, Maripá, Santa Lúcia, Iguatu, Santa Terezinha de Itaipu, Formosa do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Terra Roxa, Diamante do Oeste, Pato Bragado, Assis Chateaubriand , São Pedro do Iguaçu e Matelândia.
Foi ainda o presidente do Diretório Estadual do Partido Progressista (PP), entre os anos de 2003 e 2007.