O Governo do Paraná liberou nesta terça-feira (01/07) R$ 8,5 milhões para obras de construção, reforma e ampliação de mais 195 Unidades de Saúde da Família.
O município de Mercedes, neste momento também recebeu 20% do valor total de investimento da obra. O restante do recurso será liberado conforme os avanços da mesma, o valor total que será repassado para este investimento no município será de R$ 656.443,56.
O recurso para esta obra é transferido diretamente do Fundo Estadual da Saúde para o fundo municipal de saúde.
O Projeto de reforma, ampliação e regularização do edifício do Centro de Saúde na sede do nosso município, tem por objetivo melhorias no acesso da população aos serviços oferecidos pela secretaria de saúde. A secretária Arlete Martins afirma que o espaço existente é de 463,62m2 com as adequações ela passa a funcionar com 797,46m2. As obras já iniciaram e num futuro próximo toda população será beneficiada com esta ação.
Com o cancelamento do contrato existente entre o CISCOPAR e o Hospital Bom Jesus nos atendimentos de Urgência e Emergência, responsabiliza cada vez mais os municípios a se comprometerem no atendimento aos pacientes dentro do próprio município. A ampliação vai com certeza nos ajudar muito neste atendimento.
É na unidade de saúde que se encontra a base para a saúde da população, precisamos organizar cada vez mais o sistema de saúde municipal. Através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) o Ministério da Saúde quer melhorar cada vez mais o padrão de qualidade do atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Para isso, os profissionais que fazem parte da equipe de saúde (médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes de saúde bucal e comunitários de saúde), que cuidam da saúde dos brasileiros, são acompanhados e avaliados; como também a infraestrutura destas Unidades. Através desta avaliação é que se realiza a destinação do recurso, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.