A secretaria municipal de saúde de Mercedes tem 90% dos equipamentos cedido para assistência de portadores de necessidades especiais e que necessitam de apoio para recuperação. O problema é que nem sempre eles são devolvidos.
O município tem alguns equipamentos de órteses e próteses como andadores, bengalas, muletas, cadeiras de rodas, cadeira de banho e tipoias, onde estes podem ser fornecidos através de empréstimo e gostaríamos de reforçar orientação de que estes itens precisam ser trazidos de volta para a Unidade de Saúde assim que o mesmo não for mais utilizado pelo paciente.
Temos muitos pacientes que precisam dos equipamentos, vem procurar e nem sempre temos a disposição.
A campanha é para conscientizar e sensibilizar as pessoas que pegaram esses aparelhos emprestados e estão com eles em casa encostados, para que possam devolver. Queremos dar prioridade para outras pessoas que também precisam, amanhã pode ser um familiar seu que precisará e não teremos para fornecer.
Contamos com cerca de 80 aparelhos ortopédicos e 90% estão emprestados.
Boa parte deles está com o prazo de devolução vencido.
Segundo Arlete Martins, diariamente pessoas passam pela Unidade de Saúde em busca de órteses, mas muitas voltam para a casa sem o empréstimo. A demanda vem aumentando e não estamos tendo as devoluções nos prazos estabelecidos.