Prefeitura Municipal de Mercedes, através de suas secretarias, juntamente com Coletivo Educador Municipal e Colaboradores, inicia no próximo dia 24 de abril, um programa de coleta seletiva de lixo seco doméstico na área rural do município.
De acordo com o Chefe de Gabinete Evandro Moreira: Essa era uma antiga reivindicação das comunidades, que agora poderão descartar o lixo doméstico com responsabilidade. "Essa iniciativa certamente vai refletir na melhoria da qualidade de vida dos moradores do interior, além de contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente", diz.
A coleta dos resíduos acontecerá uma vez por mês, sempre na última terça-feira de cada mês a partir das 12:00 horas. Os pontos de coleta serão nas Associações de Moradores das seguintes localidades: Sanga Alegre, Linha Schmidt, Tapejara, São Marcos, Aimoré, 17 de Setembro, Sanga Fruteira, São Luiz, Rio do Sul, Sanga Forquilha, Gruta, Sanga Mate, Beira Rio, Sanga XV e Sanga Guaiba.
Evandro Moreira explica que será recolhido apenas o lixo inorgânico, como: Plásticos: Embalagens de produtos de limpeza, garrafas plásticas, tubos e canos, potes de creme de xampu, baldes e bacias, restos de brinquedos, sacos, sacolas, copos descartáveis. Papel: Jornais, listas telefônicas, folhetos comerciais, folhas de caderno, revistas, folhas de rascunhos, papéis de embrulho, caixa de papelão, caixas de brinquedos e caixas de leite longa vida.
Vidro: Garrafas, vidro de conserva, lâmpadas incandescentes, cacos de vidro. (Objetos pontiagudos devem ser embalados em jornal, evitando acidentes.) Metal: latinhas de cerveja e refrigerante, enlatados, objetos de cobre, alumínio, lata, chumbo, bronze, ferro e zinco. Lixo que NÃO será coletado: Lixo úmido: cascas de frutas, folhas secas, casca de ovos, resto de alimentos, papeis molhados e engordurados. Servem como enriquecimento do solo através da compostagem e da minhocultura. Papel higiênico, litros e embalagens de agrotóxicos e pneus.
Os resíduos deverão ser depositados no dia anterior ao dia da coleta, na sede da comunidade, em local para fácil acesso do caminhão, definido pela diretoria da comunidade. "É muito importante que o lixo esteja acondicionado em sacos plásticos (sacos de ráfia de adubo, sacos plásticos de uréia ou rações), quaisquer sacos que não rasguem com a chuva", alerta Moreira.
Toda a coleta na área rural será feita por uma empresa terceirizada, que realiza a coleta do lixo na cidade.