A Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Saúde distribuirão as sementes de Crotalárea Juncea. As sementes serão distribuídas pelas Agentes de Saúde e Agentes de Endemias que devem ser semeadas pela população com o objetivo de atrair a Libélula, inseto predador incansável do mosquito, dentro ou fora da água, ajudando manter equilibrada a população dos mosquitos.
A planta é um pequeno arbusto que no período da floração atraem e dão suporte alimentar a espécies, em que, de maneira indireta podem salvar vidas.
Neste projeto, as sementes da planta Crotalárea Juncea que serão distribuídas tem vital importância no combate à Dengue. A planta que irá se formar, terá uma flor com aroma, que é um forte atrativo a muitas espécies de insetos, principalmente as libélulas que são predadoras e se alimentam do mosquito Aedes Aegypti e suas larvas.
As sementes da planta Crotalárea Juncea serão distribuídas para os moradores do perímetro urbano de Mercedes, Arroio Guaçú e Três Irmãs.
As plantas poderão ser plantadas em vasos, bem como no jardim ou fundo de lote/quintal, ao lado de estradas ou córregos.
Para isso com o apoio da população poderemos cultivar a planta Crotalária Juncea ajudando a eliminar o mosquito causador da dengue e outras doenças.
O Projeto Preservando a Vida é de autoria do Vereador Edson Schug, foi aprovado pela Câmara de Vereadores e conta com apoio do Comitê Municipal da Dengue, Secretaria de Saúde e de Agricultura.
Obs: Por ser uma planta tóxica, seu cultivo não deve ser feito onde animais possam se alimentar da mesma.