Durante os dias 26 e 27 de agosto aconteceu no anfiteatro da UNIVEL – União Educacional de Cascavel, o XII Seminário Paranaense de Educação Fiscal. O evento foi organizado pela Secretaria Municipal de Educação de Cascavel com o apoio da Receita Estadual e Federal, e ampla divulgação, na região oeste, pela AMOP – Associação dos Municípios do Oeste do Paraná.
Do Município de Mercedes participaram do evento, Elenir Dorner Brun, Diretora da Escola Municipal Tiradentes, Ederson Jean Mensch, Diretor da Escola José de Alencar, Noelia Weber Rauber, Diretora do CMEI Cantinho Feliz, Claudia Wyden, Diretora do CMEI Passinhos do Saber e Gilson Backes, Diretor de Departamento Pedagógico.
O objetivo principal do Seminário constituiu-se na promoção e institucionalização da educação fiscal para o pleno exercício da cidadania. Sem o pagamento de tributos o Estado não teria condições de disponibilizar os serviços básicos nas áreas educacionais e de saúde pública.
A programação do evento contou com a realização de palestras, apresentações musicais, peças de teatro e documentários em vídeo que abordaram o tema da educação fiscal. Participaram do evento centenas de professores, acadêmicos, conselheiros municipais do CAE – Conselho de Alimentação Escolar, Conselho do FUNDEB e alunos de Colégios da Rede Estadual de Cascavel.
De acordo com o Diretor de Departamento Pedagógico, Gilson Backes: “na programação do Seminário a abordagem chamou a atenção para o pleno exercício da cidadania, onde a educação fiscal exige de cada cidadão uma postura ética perante a aquisição de bens e produtos, na exigência da sua nota fiscal. Os tributos pagos por todo cidadão, de forma direta ou indireta, são revertidos no atendimento de saúde de qualidade e na educação das escolas públicas. Estes tributos pagos e utilizados de forma correta auxiliam na gestão da própria administração pública, pois são os próprios cidadãos consumidores os maiores beneficiados”, ressaltou.