Com objetivo de construção de uma cidadania plena e, numa forma de reutilização de pneus sem utilidade, a Direção e Professores da Escola Rural Municipal Caetano Munhoz da Rocha, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, idealizou a construção de um parque de pneus no pátio da Escola.
A partir da construção do parque de pneus buscou-se uma nova utilidade ou função para algo que não tinha mais condições de uso. Assim surgiu a ideia de construção de um espaço que proporcione lazer e ludicidade, juntamente com atividades multidisciplinares. Além de sensibilizar a comunidade escolar sobre a valorização e o cuidado com o meio ambiente transformando e reciclando pneus velhos em brinquedos.
É de conhecimento que é na infância que as crianças devem buscar diferentes formas e desafios que aguçam sua criatividade. Assim, o brincar torna a criança ativa, criativa e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros.
Conforme a Secretária de Educação, Lenir Schmidt: "a criatividade de combinar diferentes imagens e cores é que desenvolve a criatividades das crianças. A construção do parque de pneus leva as crianças a desenvolver diferentes brincadeiras explorando a sua inventividade. O brincar, além de muito divertido traz inúmeros benefícios para as crianças, pois a brincadeira tem função de estimular a criança e não limitá-la. Leva a criança ao mundo do "faz de conta", ampliando a capacidade de escolhas das crianças favorecendo o desenvolvimento da autonomia, ressaltou".
A construção do parque de pneus também busca atender a demanda da escola dentro da proposta de ensino de Tempo Integral. A proposta de integralização do ensino está em andamento no Município de Mercedes desde o início do ano letivo, nas Escolas Rurais Caetano Munhoz da Rocha e José de Alencar.
Ao mesmo tempo, ressalta-se a participação da equipe da Secretaria Municipal de Educação no II Seminário de Educação em Tempo Integral, realizado no município de Francisco Beltrão, entre os dias 23 a 25 de maio de 2012, o qual teve mais de mil participantes. A Secretaria também preocupada com o atendimento da demanda educacional, dentro dos objetivos da integralização do ensino, estuda propostas para realização de cursos e conferências para os professores numa forma de aperfeiçoamento dos profissionais da educação.