A Secretaria de Saúde de Mercedes, através da Coordenação de Endemias, vem por meio deste, alertar os moradores da importância da conscientização em eliminar o mosquito transmissor da Dengue e da Febre Chikungunya.
Dia 6 de dezembro é o dia “D” da Mobilização Nacional contra a Dengue e Chikungunya.
O mosquito Aedes aegypti, é transmissor da Dengue e também o principal transmissor da Febre Chikungunya. O Aedes aegypti é encontrado, principalmente nos meios urbanos, colonizado em depósitos de armazenamento de água, preferencialmente em coleções pequenas e temporárias. O mosquito infectado, ao picar um ser humano sadio, transmite o vírus para o sangue da pessoa. Em alguns dias a doença começa se manifestar. A partir daí o ciclo passa a se repetir, caso uma segunda pessoa seja picada pelo mosquito.
DENGUE e CHIKUNGUNYA: É PRECISO PREVENIR.
O controle da Dengue e Chikungunya exige um esforço de todos profissionais da saúde, gestores e principalmente da população.
É preciso que as ações de controle garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de locais com água parada que favorecem a reprodução do mosquito.
Com objetivo de eliminar focos com água parada, informamos que nos dias entre 15 a 19 de dezembro será feito um arrastão de recolha de lixo, galhos e entulhos, em parceria com a Secretaria de Viação e Obras, portanto deixe em frente a sua residência o que é para ser recolhido.
Pedimos também para que as pessoas continuem sempre vistoriando sua casa, seu lote , recolham o que possa acumular água parada e deposite na caixa da coleta seletiva nas terças feiras, fazendo isto de forma contínua.
A participação das pessoas para eliminar criadouros do mosquito é fundamental para prevenir e controlar a Dengue e a Febre Chikungunya.
Fonte: Enfª Kátia Loffi Martins
Coordenação de Endemias/ Vigilância Epidemiológica
Secretaria de Saúde