Em todo o Estado, mais de 38 mil estudantes estão celebrando o Ano Internacional das Cooperativas com ações socioambientais
Desde o dia 21 de junho, dois dos maiores programas de educação cooperativa do estado do Paraná - o Cooperjovem, do Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e o A União Faz a Vida, do Sistema de Cooperativas de Crédito Sicredi - estão realizando o evento Ação Cooperativa. O objetivo é difundir o cooperativismo e a cultura da cooperação, além de celebrar o Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU.
A ação conjunta, que será realizada em 53 municípios do Estado, entre os dias 21 e 29 de junho, vai reunir mais de 38 mil estudantes das redes de ensino público e particular. A programação inclui oficinas de jogos cooperativos, apresentações culturais e ações sociais e ambientais, tais como o plantio de árvores, blitz educativas, passeatas, arrecadação de livros, cobertores e alimentos, visitas a asilos, Dia do Abraço, entre outras.
Em Mercedes, onde a Copagril e a Sicredi mantém, respectivamente, o Cooperjovem e o Programa A União Faz a Vida, em parceria com a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Educação e Cultura, a semana da cooperação iniciou nesta quinta-feira (21), na Escola Rural Municipal Caetano Munhoz da Rocha, da localidade do Arroio Guaçu e Escola Rural Municipal José de Alencar, do distrito de Três Irmãs, onde foi realizada a 1ª "Conferência de Pais e Filhos", com a participação de mais de 150 pessoas. A programação contou com três palestras que abordaram principalmente a importância dos pais e da sociedade na educação e no combate as drogas. Para os pequenos, a escola promoveu oficinas cooperativas, que valorizavam o trabalho em equipe. Para encerrar o evento, pais e filhos foram organizados em equipes para a Caça ao Tesouro, estimulando a cooperação para a resolução dos problemas.
A programação em Mercedes segue durante toda a próxima semana, com ações cooperativas na Escola Tiradentes, CEMEI's Cantinho Feliz e Passinhos do Saber, Escola Estadual Eronildes Francener e Colégio Estadual Leonilda Papen.
De acordo com a Secretária de Educação e Cultura, Lenir Schmidt: "Nós só temos que agradecer pelo apoio das empresas envolvidas e pelo empenho dos profissionais das Escolas. Nesta parceria das empresas com as escolas quem ganha são nossos alunos", salienta.