A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, faz um alerta para o risco de Dengue no Município. Um boletim Epidemiológico divulgado pela 20ª Regional de Saúde, informa que em alguns municípios da região Oeste está surgindo casos de Dengue. Nesta época, todo cuidado que possamos ter em nossas residências é fundamental para evitar casos de dengue, já que o período é de chuvas associada às altas temperaturas, o que facilita a proliferação do mosquito causador da doença, o Aedes aegypti.
A Dengue tem sintomas muito parecidos com outra doença transmitida pelo mesmo mosquito, a Febre Chikungunya, e no Brasil já está tendo casos da doença.
Em Mercedes, não há nenhuma suspeita de Dengue ou Chikungunya, mesmo assim, o alerta é necessário para que toda a população possa colaborar com algumas ações que evitam a proliferação do mosquito, como eliminar os possíveis focos em suas residências descartando adequadamente o lixo e entulho, evitando assim a água parada.
SINTOMAS – Os principais sintomas observados em ambas as doenças são febre, dor de cabeça, mal estar, falta de apetite e dor no corpo. O que diferencia a Febre Chikungunya da Dengue é a forte dor nas articulações com sinais de vermelhidão e inchaço, que pode afetar o paciente por vários meses. No caso da Dengue, há maior risco de hemorragias, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos, queda da pressão arterial e acometimento dos órgãos.
Em caso de suspeita da doença, as pessoas devem evitar a automedicação e procurar sempre atendimento médico, lembrando de informar se houve deslocamento para outros municípios em pelo menos 20 dias antes do aparecimento dos sintomas.
PREVENÇÃO – A prevenção é uma das armas mais poderosas contra a Dengue e Chikungunya. Para evitar a proliferação do mosquito é preciso manter a caixa d’água sempre fechada, encher os pratinhos de vasos de plantas com areia até a borda, guardar garrafas sempre com a boca para baixo, limpar as calhas, guardar pneus em locais cobertos e abrigados da chuva, colocar o lixo em sacos plásticos, manter a lixeira bem fechada e as piscinas sempre limpas e cloradas.
Dia 7 de fevereiro será o Dia “D” da Mobilização Nacional de combate a Dengue e Chikungunya.
Cada cidadão sinta-se convocado a realizar um arrastão de limpeza em seu lote e residência, eliminando materiais que possam acumular água parada.
Vamos cuidar de onde moramos mantendo nossa residência livre de criadouros do Aedes aegypti, transmissor da Dengue e Chikungunya.
Lembrando ainda que a recolha de lixo comum é realizada semanalmente e todo final de mês a Secretaria de Viação e Obras realiza a coleta de galhos e entulhos.
Todo cidadão deve ter a consciência de fazer sua parte, colaborando com a eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
Dar fim ao lixo e água parada é viver sem Dengue e Febre Chikungunya, Caro morador, abrace esta idéia, evite ser multado !!!
Fonte: Enfª Kátia L. Martins
Vigilância Epidemiológica/ Coordenação de Endemias
Secretaria Municipal de Saúde