Campanha Estadual de Conscientização e Mobilização Sobre a Hanseníase

or terem defesas naturais, mais de 90% das pessoas não vão ter a hanseníase mesmo convivendo com pessoas doentes. Se tratada desde o começo ela não causa deformações e nem deixa marcas. 26/05/2017

A HANSENÍASE é uma doença infectocontagiosa que qualquer pessoa pode ter. Causada pelo bacilo Mycobacterium Leprae, o micróbio ataca os nervos dificultando os movimentos das mãos, dos pés, olhos e causando amortecimentos. A transmissão ocorre quando o doente sem tratamento elimina bacilos pelas vias respiratórias ao tossir e espirrar. O contágio se dá pelo convívio prolongado com o doente podendo levar até cinco anos para a doença aparecer na pessoa que tenha convivência prolongada com portadores de hanseníase sem tratamento. Por terem defesas naturais, mais de 90% das pessoas não vão ter a hanseníase mesmo convivendo com pessoas doentes. Se tratada desde o começo ela não causa deformações e nem deixa marcas.

SINTOMAS

Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda de sensibilidade;

Área da pele seca, com falta de suor e queda de pelos;

Sensação de formigamentos ou diminuição da sensibilidade ao calor, a dor e ao tato (a pessoa se queima ou se machuca sem perceber);

Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e pernas;

Diminuição da força muscular das mãos, pés e face;

Úlceras nas pernas e pés;

Caroços no corpo;

Entupimento, ferida e ressecamento do nariz;

Ressecamento dos olhos;

Locais de maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas.

Em alguns casos, a Hanseníase pode ocorrer sem manchas.

TRATAMENTO

A Hanseníase tem cura. O medicamento é oferecido gratuitamente na Unidade de Saúde por meio do SUS.

O tempo de duração do tratamento varia de seis meses a 1 ano. Quanto mais cedo for tratada, menor a chance de desenvolver complicações. Assim que iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença.

Se você tem mancha suspeita em seu corpo, procure a unidade de saúde mais próxima para avaliação com médico ou converse com um Profissional de Saúde que dará o seguimento necessário.

Hanseníase Tem Cura

Para Curar, é Só Tratar.

Previna-Se, Cuide Da Sua Saúde e Seja Feliz!

Epidemiologia – Centro de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde/Mercedes