Cuidados são necessários para evitar proliferação do Aedes Aegypti nos cemitérios de Mercedes

Mesmo com todo o trabalho desenvolvido pelos agentes, a falta de manutenção dos jazigos ou até mesmo o abandono por parte dos proprietários, pode contribuir para a procriação do Aedes aegypti. 01/11/2017

Porta-velas, vasos, floreiras e estátuas tornam os cemitérios locais que requerem atenção e cuidados especiais para não se tornarem espaços de procriação do mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya, Febre Amarela. Com a proximidade do Dia dos Finados, na quinta-feira (2), a Secretaria de Saúde Mercedes se preocupa com a incidência de casos das doenças em questão já que as chuvas estão sendo recorrentes no município.

O Índice de Infestação Predial está em 0,57%, considerado bom uma vez que o preconizado é até 1%. No entanto a população precisa ser consciente que a responsabilidade de prevenção não é só da gestão pública, precisa ser um trabalho em conjunto. Por isso, sempre que visitar os túmulos de familiares procure deixá-los limpos e livres de qualquer possível foco do mosquito.

Graças a esse bom trabalho o município não registrou nenhum caso de Dengue no município esse ano. Somente as ações desenvolvidas diariamente pelos agentes não garantem a total eliminação dos focos. Então as profissionais aproveitam períodos com maior fluxo de visitantes, como essa semana que conta com a celebração do Dia de Finados, para reforçar que a população faça a manutenção constante dos jazigos e evitar esse acúmulo de água.