MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Secretaria de Saúde

Responsável: Josiane Rech Rahm

Telefone: (45) 3256-8100

E-mail: josi_darci@hotmail.com

Sobre a secretaria
A população total de Mercedes segundo o Censo 2012 é de 5.111 habitantes, estima-se que destes 70% utilizam a rede assistencial do SUS.
 
Os serviços de atenção da Secretaria Municipal de Saúde estão estruturados em rede, tendo sempre como ponto de partida e de acompanhamento a Unidades Básicas de Saúde - UBS, proporcionando um atendimento integral de saúde do indivíduo. A Rede Municipal de Saúde é dividida nas 3 UBS (Unidades Básicas de Saúde).
 
A Atenção Básica é caracterizada pelo conjunto das ações, prestada pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde, no âmbito individual e coletivo, abrangendo a promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde dos cidadãos residentes na área de abrangência.
 
A Equipe tem a missão de planejar e executar a política de saúde para o Município de Mercedes, responsabilizando-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados, monitorando doenças e agravos e realizando a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde, visando a uma população mais saudável.
LEIA MAIS
Conselho Municipal de Saúde
O Conselho Municipal de Saúde (CMS), o Decreto nº 101/2011 Nomeia os atuais membros do Conselho do Município de Mercedes, e dá outras providências, de acordo com a Lei nº 911/2009, sendo o conselho presidido pela Sra. Adelete Becker. Tem a participação de 24 membros (12 entidades representantes dos usuários, 6 dos gestores e 6 dos trabalhadores). A eleição dos membros é feita a cada 2 anos. As reuniões são abertas para a comunidade e ocorrem mensalmente na Câmara Municipal de Vereadores.
 
Quanto mais a sociedade estiver envolvida na construção e fiscalização do SUS maior será a probabilidade de que a implementação das respectivas políticas públicas obtenha êxito e traga resultados positivos para a população brasileira. 
 
O CMS é consultivo e deliberativo, poderoso instrumentos de controle social consistindo no elo entre o cidadão-usuário e os responsáveis pela elaboração e execução das ações de saúde, possibilitando que a coletividade participe da formulação dos planos e das diretrizes dessa importante área.
 
Todas as contas da Secretaria Municipal da Saúde são remetidas à apreciação e aprovação do Conselho Municipal de Saúde. Cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área da Saúde no Orçamento do Município, bem como propor o Plano Municipal de Saúde na Lei de Diretrizes Orçamentárias e Plano Plurianual.
 
Qualquer cidadão pode participar, contribuindo com sugestões e apontando problemas específicos da sua comunidade. Além disso, é uma forma também de acompanhar os projetos em que a Prefeitura está trabalhando e as exigências do Conselho.
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
28/03/2024 11:18