História do Município
DADOS DEMOGRÁFICOS
Localizado no Extremo-Oeste do Paraná, Mercedes é um dos 51 municípios que compõem essa região, às margens do Lago Internacional de Itaipu, na fronteira do Brasil com o Paraguai. Faz divisa ao Norte com os municípios de Guaíra, Terra Roxa e Nova Santa Rosa; ao Sul, Leste e Sudoeste com o município de Marechal Cândido Rondon e, ao Oeste faz limite internacional com a República do Paraguai. Sua extensão territorial compreende 146,40 km², se considerado a superfície territorial inundada pelas águas do reservatório de Itaipu Mercedes possuiria uma extensão de 200,8 km², encontrando-se em média a 400 metros acima do nível do mar. De acordo com dados do IBGE Mercedes possui 5.046 habitantes.

HISTÓRIA
A formação do pequeno povoado de Mercedes se deu por meio da Empresa Colonizadora Rio Paraná S. A. - Maripá, com sede em Porto Alegre (RS), a qual a partir de 1946 se instalou no município de Toledo e passou, então, a colonizar a chamada Fazenda Britânia. A ocupação do espaço onde hoje se localiza o município de Mercedes ganhou forças no ano de 1952, juntamente com a Vila de General Rondon (atual Marechal Cândido Rondon), ambas pertencentes ao município de Toledo.

Em 1960 foi criado o município de Marechal Cândido Rondon e Mercedes passou a fazer parte daquele, elevado a categoria de Vila. Já no ano de 1962, Mercedes sendo um povoado com perspectivas de se desenvolver, tornou-se Distrito do jovem município de Marechal Cândido Rondon pela Lei Estadual nº 4668. A emancipação político-administrativa de Mercedes ocorreu sob a Lei 9.370 de 1990 quando a população optou pela autonomia municipal por intermédio de um plebiscito, mas a estrutura para gestão própria foi implantada apenas em primeiro de janeiro de 1993.

DIVISÃO TERRITORIAL
Distrito criado com a denominação de Mercedes, pela lei municipal n.º 142, de 23-03- 1958, no município de Toledo e Foz do Iguaçu. Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Mercedes figura no município de Toledo e Foz do Iguaçu. Pela lei estadual n.º 4245, de 25-07-1960, transfere o distrito de Mercedes do município de Toledo e Foz do Iguaçu. Para formar o novo município de Marechal Cândido Rondon (ex-General Rondon). Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o distrito de Mercedes, figura no município de Marechal Cândido Rondon. Pela lei estadual n.º 5645, de 03-10-1967, o distrito de Mercedes passou a denominar-se Nova Mercedes. Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Nova Mercedes permanece no município de Marechal Cândido Rondon.

Elevado à categoria de município com a denominação de Mercedes, pela lei estadual n.º 9370, de 13-09-1990, desmembrado de Marechal Cândido Rondon. Sede no antigo distrito de Nova Mercedes, atual Mercedes. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

No vigoroso processo de ocupação destacam-se dois fluxos migratórios importantes. No primeiro, migrantes de ascendência europeia, vindos dos estados do Rio Grande do Sul e, em parcela mais considerável, de Santa Catarina, chegaram à busca de novas terras e no intuito de realizarem aqui seus sonhos adquirindo melhores condições sócio-existenciais. Estes migrantes, motivados pela propaganda de que o Oeste do Paraná era um local de terras férteis e bom para se viver, foram os que contribuíram na formação ocupacional, com a construção de escolas, igrejas e casas comerciais. Um segundo grupo de migrantes saídos das regiões Norte e Nordeste do Brasil e outros liberados das lavouras de café do Norte do Estado também se fez importante. Estes últimos experimentaram uma migração dentro do próprio estado.

ORIGEM DO NOME
Para a denominação do nome "Mercedes" algumas versões ainda são discutidas. Segundo os primeiros moradores, um fato encontrado para justificar o nome, foi a chegada de um pioneiro, Sr. Pedro Dalprá, fiscal da Colonizadora Maripá que afixou um marco de madeira no cruzamento de duas picadas em 11 de novembro de 1952, escrevendo em uma placa "aqui é Mercedes" e ali construiu a sua casa. No entanto, a versão mais comum entre os primeiros moradores é de que a origem do nome se deve à jovem paraguaia de nome Mercedes.

A bela jovem era filha de um trabalhador da extração da madeira que possuía um bar com gêneros de primeira necessidade. A moça ficou conhecida uma vez que os motoristas ao seguirem viagem de Guaíra a Foz do Iguaçu e, ao pararem para descanso, diziam: vamos parar na Mercedes. Este fato, segundo alguns relatos, dera origem ao nome do atual município. ECONOMIA
Na base econômica encontram-se a agricultura, com a produção de soja, trigo, milho e mandioca, bem como a produção leiteira. Também se destaca algumas indústrias: de laticínios, de transformação de amido de mandioca, de confecção, entre outras.
15/03/2024 15:52