MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Profissionais da educação participam de início do ano letivo dos programas “A união faz a vida” e “Cooperjovem”

Promovida pelo Sicredi Aliança PR/SP e Copagril, o encontro marcou o início das atividades letivas e do desenvolvimento dos projetos educacionais nas escolas que estão inseridas nos programas.

Os professores das escolas da rede municipal de ensino do município de Mercedes participaram durante o último sábado (18), de uma palestra sobre o tema "Escola transformadora: formando cidadãos para a vida".

Promovido pelo Sicredi Aliança PR/SP e Copagril, o evento, realizado no Clube Aliança em Marechal Cândido Rondon, marcou o início das atividades letivas e do desenvolvimento dos projetos educacionais nas escolas que estão inseridas nos programas. 

A palestra, que contou com mais de 400 professores dos municípios da região, foi ministrada pelos professores Amaral Barbosa de Lima e Giliard Barbosa Ferreira de Pedra Branca no Ceará. Os quais eram integrantes de uma escola do sertão que alcançou média 9,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2015.

Segundo Gilson Backes, Secretário de Educação e Cultura, a fala dos professores do Ceará apresentou o grande contraste vivenciados entre as diferentes regiões do Brasil. “Acima de tudo eles demostraram para nós a grande força de vontade de uma comunidade vencer o preconceito e as divindades que se sobrepõem naquela região, como as longas estiagens, por intermédio dos estudos. Demonstraram que quando todos se doam pelo bem comum a vitória de todos é certa”, ressalta.

Gilson destaca a palestra como uma grande reflexão para os educadores de como aumentar os índices educacionais em uma região tão privilegiada como a nossa. “De que forma podemos melhorar a qualidade da educação regional quando temos infraestrutura e profissionais tão bem capacitados? Estes foram pontos fundamentais levantados dentro da abordagem da palestra" explica.

Foto:  Adriane Kappes - Sicredi Aliança PR/SP

07/11/2025 as 14:55
As matrículas serão presenciais e deverão ser feitas pelos pais ou responsáveis, mediante apresentação dos documentos da criança e do responsável, comprovante de residência e declaração de vacinação a
07/11/2025 as 13:56
Entre as ações executadas estão a instalação de novas pias, churrasqueiras e mesas, além da ampliação dos espaços destinados ao camping
06/11/2025 as 15:39
Curso gratuito acontece na próxima terça (11), às 8h, na Câmara de Vereadores
05/11/2025 as 08:31
Além do conteúdo informativo, foram distribuídos vales para a realização gratuita do exame PSA
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-100
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
07/11/2025 16:31