Escola José de Alencar realiza ações alusivas a "Semana do Meio Ambiente"

22/06/2021 20:12

No mês de junho a Escola Rural Municipal José de Alencar realizou diversas ações alusivas ao dia do Meio Ambiente com o projeto “O nosso mundinho é assim, e ele está em nossas mãos,” visando a conscientizar os alunos valores, conhecimentos e atitudes voltadas à conservação do Meio ambiente que é um bem de uso essencial à qualidade de vida das pessoas.

As professoras da disciplina de Meio Ambiente, Thaís e Cíntia com o objetivo de conscientizar a importância de preservar o nosso meio ambiente e combater a dengue, iniciaram com um vídeo João Ambiente do Site: https://www.youtube.com/watch?v=mdfi-awWMC0 falando sobre as questões ambientais que estamos vivenciando bem como atitudes para amenizarmos tais situações, em seguida houve uma roda de conversa sobre o assunto abordado.

Em seguida confeccionou-se com os alunos um mural de conscientização na qual foi intitulado com a frase “o nosso mundinho é assim, e ele está em nossas mãos”, dando continuidade foi realizado uma caminhada ecológica pela Vila de Três Irmãs com coleta de lixo que havia jogado na natureza.

A segunda atividade foi ensinar como reciclar o papel produzindo: o papel semente. Para tal, foi feito o recorte de folhas de revista a qual foi colocado de molho por 24 horas, após bater no liquidificador, peneirar, retirar o excesso de água apalpando com um pano, retirar o papel da peneira colocando-o em cima de um TNT, espalhar semente sobre o papel reciclado, secar e depois de pronto será feito um crachá para cada aluno e o mesmo será levado para casa para o plantio.  de lixo no parque e caça ao tesouro.

Num quarto momento foi feita a visita a AMAR- UVR (Unidade de Tratamento e Valorização de Recicláveis) para a entrega dos lixos coletados e aprender a importância do reduzir, reciclar e reutilizar.

Baseado em todos os trabalhos desenvolvidos espera – se ensinar a amar verdadeiramente a natureza e ter prazer em frequentar um ambiente limpo, bonito e organizado. Nossos alunos devem aprender que estamos inseridos na natureza e compreender que não estamos separados dela, mas que somos sim uma parte da mesma, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual seu papel neste contexto de preservação e cuidado com o meio ambiente.

17/04/2024 as 13:49
Inscrições estão abertas até o dia 02 de maio