MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Mercedes terá o 1º Pescando no Lago

As inscrições acontecem de 22 a 26 de novembro, no Ginásio Elvio Frey, ao custo de 1 kg de alimento não perecível
19/11/2021 22:05

A Prefeitura de Mercedes, através da Secretaria de Esportes Lazer e Turismo, promove, no próximo dia 27 de Novembro, o 1º Pescando no Lago. O evento será voltado para crianças, entre 01 e 14 anos, acompanhados dos pais ou responsáveis.

O evento acontecerá no Lago Municipal de Mercedes, tendo abertura as 14h30min do sábado, início da pesca às 15h00min e encerramento às 17h00min. Além do lazer, o evento também permitirá que os peixes capturados sejam levados para casa.

As inscrições acontecem de 22 a 26 de novembro, no Ginásio Elvio Frey, ao custo de 1 kg de alimento não perecível. As vagas são limitadas e só será permitida a pesca de participante devidamente identificado.

Além disso, será permitido apenas a utilização de um equipamento de pesca por participante, pode ser caniço, vara de bambu ou Vara Telescópicas. Os equipamentos devem possuir apenas um anzol.

Conforme o secretário de Esportes, Lazer e Turismo Henrique Endler, o evento será recreativo e ajudará no controle populacional dos peixes presentes no Lago Municipal, aliado ao estímulo do consumo de pescado

A secretaria orienta ainda a cada participante levar uma caixa para armazenar os peixes capturados, podendo levar a quantia que quiser para o abate.

 REGULAMENTO: 

PESCANDO NO LAGO

 

REGULAMENTO

A Prefeitura Municipal de Mercedes, através da Secretaria Municipal de Esporte, Turismo e Lazer, no uso de suas atribuições torna público o regulamento do “PESCANDO NO LAGO”, em conformidade com as condições e exigências estabelecidas no presente Regulamento.

 

1. O que é o “PESCANDO NO LAGO”?

“PESCANDO NO LAGO, é um evento recreativo de pesca, na modalidade Pesque e Leve, em barranco, criado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo, com o intuito de propor uma integração entre as crianças do Município, propiciando uma atividade de lazer e descontração aliado ao estímulo do consumo de pescado. Além disso, considerando a crise hídrica atual e que existe a ocorrência registrada no Lago Municipal de cardumes de Tilápia e outros peixes, inclusive exóticos, sendo que o evento contribuirá para o controle populacional destas espécies no Lago Municipal.

 

2. Local do evento.

Lago Municipal de Mercedes – PR.

 

 3. Inscrições

As inscrições serão limitadas em 200 (duzentas) inscrições e somente antecipadas e serão disponibilizadas no Ginásio de Esportes Elvio Frey, com qualquer professor, do dia 22/11 a 26/11, ou até atingir o limite de 200 (duzentos) inscritos, mediante formulário próprio, em concordância com as normas deste regulamento. Os interessados deverão apresentar documento de identificação com foto, comprovante de endereço e 1 kg de alimento não perecível. Somente será permitida a participação de crianças na faixa etária de 01 a 14 anos, devidamente acompanhadas dos pais ou responsáveis maiores de 18 anos, que assinam pelos mesmos. As inscrições são individuais e intransferíveis, não sendo permitida a realização de inscrições para terceiros.

Cada inscrito receberá uma pulseira com número de identificação referente à sua inscrição, a qual deverá ser utilizada no pulso no dia do evento, sendo essa de responsabilidade do participante. Em caso de perda, extravio ou furto a mesma não será substituída. Será proibido o acesso à área de pesca pelo pescador e acompanhante que não apresentarem a pulseira de inscrição. Local do evento. Os familiares, amigos e demais usuários do Lago, no dia do evento, não poderão acessar a área destinada aos pescadores.

Os alimentos não perecíveis serão doados ao PROVOPAR.

Sugestões de alimentos destinados à doação: Arroz(kg) – Feijão(kg) – Açúcar(kg) – Óleo(Litro) – Leite (Caixinha).

 

4. Programação

Data das Inscrições Presenciais com entrega do Alimento/Produto:

22 DE NOVEMBRO DE 2021 ATÉ 26 DE NOVEMBRO DE 2021

Local: Ginasio de Esportes Elvio Frey

Data do evento: 27/11/2021

Solenidade de Abertura: 14:30h

Início da pesca: 15h as 17h

Encerramento da pesca: 17h

Vale lembrar que o evento ocorrerá mesmo com chuva, exceto em casos de tempestades ou chuvas torrenciais.

 

5. Público alvo

Poderão participar do evento crianças que comprovem residência no Município de Mercedes, através de um comprovante de endereço. Deverão ser formadas duplas compostas por um adulto (a partir de 18 anos) e uma criança ou adolescente com idade máxima de 14 anos. Não será permitida a participação de um pescador apenas, nem equipe com mais de duas pessoas.

Necessidades Especiais: a equipe pode ser composta por uma criança/adolescente e até dois adultos responsáveis.

 

6. Organização do evento

No dia do evento serão disponibilizados pontos de apoio ao redor do lago para apoio e esclarecimento de dúvidas.  Os participantes poderão contar com o auxílio dos organizadores, devidamente identificados com uniformes, disponíveis nos pontos de apoio e transitando na área delimitada para a pesca.

O pescador deve colaborar com a manutenção e limpeza do Lago Municipal recolhendo e depositando os restos de alimentos, de bebidas, embalagens de papéis, latas, sacos plásticos ou quaisquer outros materiais a serem descartados, em lixeiras disponibilizadas para este fim e que se encontram ao redor do lago.

 

7. Normas

a) Equipamentos de pesca

Será autorizado apenas um (1) equipamento por participante, com a presença de apenas um (1) anzol por apetrecho. Será permitido apenas:

ü  Caniço;

ü  Vara de Bambu (de curto alcance);

ü  Vara Telescópicas.

ü  USO OBRIGATÓRIO DE LINHA COM ESPESSURA MÍNIMA DE 0,30 mm.

 

b) Funcionamento

A pesca só será permitida no horário estabelecido no item 4, devendo os participantes obedecer às instruções.

Cada equipe é responsável por sua própria isca.

A pesca é livre, podendo levar a quantia que quiser para o abate e cada equipe é responsável por levar uma caixa para armazenar o pescado.  Ao anuncio no sistema de som, avisando da finalização, todos os participantes deverão retirar-se da área de pesca bem como todos os seus pertences e resíduos (lixo).

Os arremessos deverão ser feitos em linha reta e os pescadores deverão respeitar-se, colaborando uns com os outros. Quando o pescador vizinho fisgar um peixe, os demais ao seu entorno deverão retirar seus equipamentos da água para facilitar a captura do peixe.

O espaço onde cada participante irá ocupar é por ordem de chegada, permitindo o acesso ao espaço da pesca somente a partir das 14:30h.

Os participantes poderão levar duas cadeira de praia (uma pra cada) para se acomodar próximo a margem do lago e um guarda sol (um por equipe).

 

 c) Área da pesca

A área da pesca será delimitada com fita de isolamento. Os pescadores poderão entrar na área de pesca, somente pelos pontos de apoio disponibilizados ao redor do lago, no horário estabelecido, portando sua pulseira identificadora em um dos pulsos. Não será permitida pesca em pontos não delimitado.

Não será permitido:

ü  Uso de embarcações;

ü  Uso de tarrafas, redes, covos, fly, pesca subaquática, besta; espinhel; boias de arremesso, ou semelhantes;

ü  Ceva;

ü  Devolver o peixe capturado;

ü  Uso de iscas artificiais;

ü  Nadar;

ü  Permanência de não inscritos em área destinada a pesca;

ü  Consumo de bebida alcoólica na área destinada a Pesca.

ü  Má conduta;

ü  Limpeza de peixes no lago;

ü  Equipamentos de som;

ü  Carretilhas ou molinetes.

O descumprimento a qualquer regra deste regulamento bem como o envolvimento em desavenças, brigas, conflitos, ou mesmo a constatação de má conduta acarretará desclassificação e imediata remoção do local, por autoridade competente.

 

8. Considerações finais

Os organizadores do “PESCANDO NO LAGO”, são soberanos nas decisões para o bom andamento do torneio. Portanto, casos omissos a este regulamento serão decididos pelos mesmos.

Caso algum participante sofra agressão verbal ou física o agressor será ELIMINADO do evento.

A organização não se responsabiliza por perdas, danos, roubos ou furtos dos materiais físicos dos participantes, telespectadores ou visitantes, ocorridos antes, durante ou após o término do evento.

Este regulamento estará disponível no evento, e nas redes sociais, apresentado aos participantes no dia da inscrição, ficando assim todos cientes das regras. Para se inscrever o participante deverá aceitar e declarar ciência e concordância com as normas deste regulamento utilizando o formulário de inscrição disponível.

28/03/2024 as 16:48
Qualquer pessoa que realiza a declaração completa pode contribuir
28/03/2024 as 16:25
As contas de 2021 também foram aprovadas sem ressalvas
28/03/2024 as 11:14
Recentemente foi construída uma nova base na estrada e instalado um sistema de tubulação e bocas-de-lobo
27/03/2024 as 15:38
Na próxima semana o clube retorna a programação normal com matinê
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
28/03/2024 16:48