Para evitar a dengue, proprietários de terrenos serão obrigados, sob pena de multa, a mantê-los limpos

Nos últimos dois anos, Mercedes enfrentou duas epidemias da doença
09/11/2022 09:59

Nas últimas semanas o tempo em Mercedes oscila entre sol e chuva. Este cenário, acende um sinal de alerta: o perigo da transmissão de dengue. Nos últimos dois anos, o Município enfrentou duas epidemias da doença.

“Estamos trabalhando para não ocorrer o que aconteceu nos últimos dois anos em Mercedes. Nossos agentes estão a campo realizando os trabalhos, mas precisamos da colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito. A luta contra o mosquito transmissor é de todos nós. Cada um tem a sua responsabilidade em eliminar água parada”, alertou a Secretária de Saúde de Mercedes, Josiane Rahm.

Além do trabalho de campo, em Mercedes diversas outras ações estão sendo adotadas para que o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, se prolifere, como: arrastão da limpeza, na sede e nos distritos; aplicação de inseticida com bomba costal em locais com casos confirmados; desobstrução de calhas em prédios públicos; diversas bocas de lobo foram desentupidas; entre outras ações.

No atual período epidemiológico, que iniciou em agosto deste ano e segue até julho do próximo ano, Mercedes registrou dois caso de dengue. “Apesar do número baixo de casos, não podemos diminuir os cuidados. Pelo contrário, preciso ficar ainda mais atentos para que não tenhamos esta terrível doença, que mata, no Município. Não tem segredo, o principal meio de combater está terrível doença é eliminar água parada”, disse Josi.

APLICAÇÃO DE MULTAS

Outra medida a ser adotada para o enfrentamento da doença no Município é a notificação a todos os proprietários de terrenos da cidade para que limpem seus terrenos (mato e entulho) em prazo pré-estabelecido. Em caso de descumprimento da notificação, os proprietários serão multados, conforme previsto na Lei Orgânica do Município.

A Secretária de Saúde, Josiane Rech Rahm, fala sobre as medidas que estão sendo adotadas para que Mercedes não volte a registrar os cenários dos últimos anos...........................................
25/03/2024 as 16:31
Neste primeiro momento, estão sendo vacinadas pessoas que se encaixam em grupos prioritários
25/03/2024 as 09:22