MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Para evitar a dengue, proprietários de terrenos serão obrigados, sob pena de multa, a mantê-los limpos

Nos últimos dois anos, Mercedes enfrentou duas epidemias da doença

09/11/2022 às 09:59 1.250 visualizações
Para evitar a dengue, proprietários de terrenos serão obrigados, sob pena de multa, a mantê-los limpos

Nas últimas semanas o tempo em Mercedes oscila entre sol e chuva. Este cenário, acende um sinal de alerta: o perigo da transmissão de dengue. Nos últimos dois anos, o Município enfrentou duas epidemias da doença.

“Estamos trabalhando para não ocorrer o que aconteceu nos últimos dois anos em Mercedes. Nossos agentes estão a campo realizando os trabalhos, mas precisamos da colaboração de todos para evitar a proliferação do mosquito. A luta contra o mosquito transmissor é de todos nós. Cada um tem a sua responsabilidade em eliminar água parada”, alertou a Secretária de Saúde de Mercedes, Josiane Rahm.

Além do trabalho de campo, em Mercedes diversas outras ações estão sendo adotadas para que o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, se prolifere, como: arrastão da limpeza, na sede e nos distritos; aplicação de inseticida com bomba costal em locais com casos confirmados; desobstrução de calhas em prédios públicos; diversas bocas de lobo foram desentupidas; entre outras ações.

No atual período epidemiológico, que iniciou em agosto deste ano e segue até julho do próximo ano, Mercedes registrou dois caso de dengue. “Apesar do número baixo de casos, não podemos diminuir os cuidados. Pelo contrário, preciso ficar ainda mais atentos para que não tenhamos esta terrível doença, que mata, no Município. Não tem segredo, o principal meio de combater está terrível doença é eliminar água parada”, disse Josi.

APLICAÇÃO DE MULTAS

Outra medida a ser adotada para o enfrentamento da doença no Município é a notificação a todos os proprietários de terrenos da cidade para que limpem seus terrenos (mato e entulho) em prazo pré-estabelecido. Em caso de descumprimento da notificação, os proprietários serão multados, conforme previsto na Lei Orgânica do Município.

A Secretária de Saúde, Josiane Rech Rahm, fala sobre as medidas que estão sendo adotadas para que Mercedes não volte a registrar os cenários dos últimos anos...........................................
Compartilhar:
12/06/2026 às 16:06
Certificação máxima do Sebrae reconhece qualidade no atendimento e apoio aos empreendedores de Mercedes
10/06/2026 às 16:06
Projeto gratuito da Casa da Cultura é aberto para crianças, jovens e adultos, mesmo sem experiência musical
10/06/2026 às 11:28
Além de receber a moto, Vitória participou do primeiro encontro oficial com o prefeito Laerton Weber para tratar de ações sociais e futuras representações estaduais
10/06/2026 às 08:25
Na semifinal, o time enfrentará São Miguel do Iguaçu em disputas programadas para os dias 19, 20 e 21 de junho
Município de Mercedes
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-100
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
Telefone (45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br