MENU
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Notícias

Aumento dos casos de chikungunya no Paraguai ascende alerta na Saúde de Mercedes

Secretaria está investigando um caso suspeito da doença no Município

15/02/2023 às 14:59 1.766 visualizações
Aumento dos casos de chikungunya no Paraguai ascende alerta na Saúde de Mercedes

Depois de um surto de febre chikungunya no Paraguai, um alerta de atenção para casos da doença foi emitido pela Secretaria de Saúde de Mercedes. A pasta está investigando um casos suspeito da doença no Município.

Só neste ano, o país vizinho registrou 5.625 casos confirmados da doença. No mesmo período, foram 37 diagnósticos e cinco mortes por dengue. Os números são do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai.

A Secretária de Saúde Josiane Rahm, alerta que em razão da divisa direta com o Paraguai, os mercedenses que se deslocarem ao país vizinho devem prestar atenção às recomendações em relação à doença. “O principal é o uso do repelente. Qualquer sintoma, principalmente para quem for ao Paraguai, deve procurar uma das unidades de saúde para tomarmos as medidas cabíveis e iniciar o tratamento”, disse.

A pasta está investigando um caso suspeito de chikungunya em Mercedes. Trata-se de um paciente que estava recentemente no Paraguai e na última semana deu entrada na Unidade de Saúde com sintomas da doença. “Realizamos o exame de arbovirose e estamos aguardando o resultado. Após o atendimento, orientamos o paciente quanto aos cuidados para a não transmissão da doença, caso o resultado seja positivo”, completou Josiane.

Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e da dengue.

SINTOMAS

Os sintomas da febre chikungunya são:

·        febre;

·        dores intensas nas articulações;

·        dor nas costas;

·        dores pelo corpo;

·        erupções avermelhadas na pele;

·        dor de cabeça;

·        náuseas e vômitos;

·        dor atrás dos olhos;

·        dor de garganta;

·        calafrios;

·        diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

A Secretaria alerta que a doença pode deixar os pacientes incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

A Secretária de Saúde, Josiane Rahn, alerta que em razão da divisa direta com o Paraguai, os mercedenses que se deslocarem ao país vizinho devem prestar atenção às recomendações em relação à doença
Compartilhar:
27/04/2026 às 11:45
A ação busca manter a higienização dos reservatórios
27/04/2026 às 08:14
Byanka Godoi é a 2ª Miss e Camila Natiele Eing a 3ª Miss e Miss Fotogenia e Flávia Luiza Rahn a Miss Simpatia
23/04/2026 às 16:31
Programação neste sábado, às 20h30, reúne desfile, escolha das misses e baile no Clube Grêmio
23/04/2026 às 10:32
Programação especial oferece testes, vacinas, orientações e atividades físicas até às 16h30 para a população
Município de Mercedes
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Oswaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-100
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
07:30 – 11:30
13:00 – 17:00
Telefone (45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br