Aumento dos casos de chikungunya no Paraguai ascende alerta na Saúde de Mercedes

Secretaria está investigando um caso suspeito da doença no Município
15/02/2023 14:59

Depois de um surto de febre chikungunya no Paraguai, um alerta de atenção para casos da doença foi emitido pela Secretaria de Saúde de Mercedes. A pasta está investigando um casos suspeito da doença no Município.

Só neste ano, o país vizinho registrou 5.625 casos confirmados da doença. No mesmo período, foram 37 diagnósticos e cinco mortes por dengue. Os números são do Ministério da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai.

A Secretária de Saúde Josiane Rahm, alerta que em razão da divisa direta com o Paraguai, os mercedenses que se deslocarem ao país vizinho devem prestar atenção às recomendações em relação à doença. “O principal é o uso do repelente. Qualquer sintoma, principalmente para quem for ao Paraguai, deve procurar uma das unidades de saúde para tomarmos as medidas cabíveis e iniciar o tratamento”, disse.

A pasta está investigando um caso suspeito de chikungunya em Mercedes. Trata-se de um paciente que estava recentemente no Paraguai e na última semana deu entrada na Unidade de Saúde com sintomas da doença. “Realizamos o exame de arbovirose e estamos aguardando o resultado. Após o atendimento, orientamos o paciente quanto aos cuidados para a não transmissão da doença, caso o resultado seja positivo”, completou Josiane.

Além da febre chikungunya, o mosquito Aedes aegypti também é responsável pela transmissão de zika e da dengue.

SINTOMAS

Os sintomas da febre chikungunya são:

·        febre;

·        dores intensas nas articulações;

·        dor nas costas;

·        dores pelo corpo;

·        erupções avermelhadas na pele;

·        dor de cabeça;

·        náuseas e vômitos;

·        dor atrás dos olhos;

·        dor de garganta;

·        calafrios;

·        diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

A Secretaria alerta que a doença pode deixar os pacientes incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

A Secretária de Saúde, Josiane Rahn, alerta que em razão da divisa direta com o Paraguai, os mercedenses que se deslocarem ao país vizinho devem prestar atenção às recomendações em relação à doença