Programa "Família Acolhedora" em Mercedes: um gesto de esperança para crianças necessitadas

Iniciativa oferece apoio temporário a crianças e adolescentes afastados de suas famílias
25/08/2023 13:34

Oferecer apoio e acolhimento a crianças e adolescentes que foram temporariamente afastados de suas famílias por medidas protetivas é o objetivo do Programa “Família Acolhedora”, da Secretaria de Assistência Social de Mercedes. Com inscrições abertas, o programa se destaca como uma iniciativa que busca proporcionar um ambiente amoroso e seguro para aqueles que mais precisam.

A ideia é simples e comovente: permitir que famílias mercedenses abram suas portas e corações para receber crianças e adolescentes em momentos de vulnerabilidade. A mercedense Hilda Willemann, integrante do programa, compartilha: "A gente aprende muito com isso. É um jeito de ser reconhecido que a podemos ajudar muito as crianças que mais precisam em Mercedes. Eu gosto e recomendo muito o programa. É muito gratificante o amor e o carinho que a gente recebe das crianças".

Acolhendo de forma temporária, as famílias são cuidadosamente selecionadas e treinadas para garantir que possam oferecer um ambiente seguro, carinhoso e propício ao desenvolvimento das crianças e adolescentes acolhidos.

A Secretária de Assistência Social de Mercedes, Indiara Feix, destaca que a lei municipal nº 1285/2014 garante às famílias acolhedoras a recepção de um subsídio equivalente a um salário mínimo por criança ou adolescente em acolhimento. Esses benefícios foram criados para incentivar a participação ativa das famílias no programa, reconhecendo a importância desse ato altruísta.

É importante ressaltar que o serviço de acolhimento é uma medida protetiva e temporária. Após um período de acolhimento, a equipe técnica avalia o progresso da criança ou adolescente e determina se eles podem retornar à família de origem ou se um plano de adoção é mais adequado para garantir seu bem-estar contínuo.

Para aqueles que desejam saber mais sobre o programa, a equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) está à disposição para fornecer informações adicionais. Você pode visitar a unidade localizada na Rua Afonso Zanelato (nº 66) ou entrar em contato através do telefone/WhatsApp (45) 3256 8058.

Confira o vídeo completo da campanha, em: https://fb.watch/mEsypXIRaE/?mibextid=qC1gEa

Hilda Willemann, integrante do programa
Secretária de Assistência Social, Indiara Feix
29/04/2024 as 07:43