Mercedes tem aumento alarmante de dengue; são 90 casos confirmados

Foram 27 novos casos em relação ao último boletim epidemiológico
13/03/2024 16:56

Mercedes enfrenta um aumento alarmante de casos de dengue. De acordo com o boletim desta quarta-feira (13), o município registrou o maior número de novos casos em uma semana desde o início do período epidemiológico, em 30 de julho de 2023. Um total de 90 casos confirmados da doença, representando um acréscimo de 27 casos em relação ao último boletim.

A escalada desses números requer atenção urgente de todos, já que a dengue apresenta sintomas distintos, incluindo febre, dores de cabeça, fraqueza muscular, dores musculares, dores articulares e dor retro-orbitária. A doença evolui através de três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.

Em casos suspeitos de dengue, é crucial procurar atendimento médico imediato. O tratamento deve ser iniciado assim que a suspeita for levantada, sem a necessidade de aguardar resultados laboratoriais. A hidratação adequada é uma medida essencial para promover uma recuperação rápida em pacientes suspeitos.

PREVENÇÃO

A prevenção continua sendo a melhor estratégia para evitar não apenas a dengue, mas também outras doenças transmitidas pelo mesmo mosquito, como zika e chikungunya.

·        Elimine todos os recipientes que possam acumular água parada, interrompendo assim o ciclo de reprodução do mosquito.

·        Evite o acúmulo de água em pratos de vasos de plantas, preenchendo-os com areia até a borda.

·        Não deixe vasilhas e utensílios ao ar livre que possam se tornar criadouros de mosquitos.

·        Mantenha a tampa do vaso sanitário sempre fechada.

·        Limpe regularmente calhas e lajes das residências.

·        Assegure-se de que a água da piscina seja tratada com cloro e limpe-a pelo menos uma vez por semana.

·        Mantenha o quintal limpo, removendo o lixo e detritos ao redor das residências.

·        Evite descartar lixo em terrenos baldios, construções e praças.

·        Permita sempre o acesso dos agentes de combate a endemias em sua residência ou estabelecimento comercial.

04/05/2024 as 10:49
Peça aborda temas como amor, desafios, reciclagem e valorização social
03/05/2024 as 17:17
Doses serão aplicadas na Sala de Vacinas, de segunda a sexta-feira