Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Secretaria de Assistência Social

Responsável: Indiara Feix

Telefone: (45) 3256-8031

E-mail: assistenciasocial@mercedes.pr.gov.br

Sobre a secretaria

Tem o Órgão Gestor, a função de coordenar e organizar as ações no que tange à forma como será executada a Política Nacional de Assistência Social, regulamentada por lei em 2004.

 

Conforme prevê a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Estado deverá prover os mínimos sociais, por intermédio de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, com o objetivo de garantir o atendimento às necessidades humanas. Com a Política de Assistência Social, a segurança da vivência familiar e do convívio comunitário recebem atenção especial, fortalecendo, preservando e estimulando estes vínculos familiares e comunitários. Para isso, dois níveis de proteção são garantidos no SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

 

Como a Secretaria de Assistência Social se encontra atualmente:

 

Para garantir a execução de suas atribuições, atualmente 5,09% do orçamento público municipal está alocado no orçamento da Assistência Social. 

- Para o exercício de 2021 o Orçamento da Assistência Social é de R$ 2.072.850,00;

- Deste valor R$ 1.321.220,00 está alocado no Fundo Municipal de Assistência Social;

- R$ 142.630,00 está destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

- Atualmente tem um repasse médio mensal para as famílias inseridas no Programa Bolsa Família de R$ 13.185,00;

- Repasse médio mensal para famílias que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) de R$ 91.300,00;

 

Cabe ao Órgão Gestor:

 

- Acompanhar e monitorar os programas e projetos realizados pelo CRAS, CREAS e Projeto Piá;

- Elaborar o Plano Municipal de Assistência Social;

- Elaborar relatório de gestão;

- Realizar e coordenar reuniões de equipe;

- Coordenação e gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);

- Realizar prestações de contas junto aos Conselhos Municipais;

- Suporte técnico aos conselhos: CMAS, CMDCA, CMI, Conselho de Habitação e comissões como a do Bolsa Família;

- Fornecer amparo ao funcionamento do Conselho Tutelar;

- Coordenar junto com direção do Projeto Piá e Operador do Cad. Único o PETI;

- Gerenciar e alimentar o sistema federal de monitoramento (SUAS/WEB, Senso-SUAS, Cad. SUAS) para proporcionar a continuidade no recebimento de verbas federais;

- Organização de capacitações para a equipe;

- Manutenção do município na Gestão Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

- Organização das Conferências Municipais;

- Participação de reuniões fora do município;

- Habitação.


LEIA MAIS
DEPARTAMENTOS
Confira todos os departamentos desta secretaria
NOTÍCIAS
Últimas notícias da secretaria
14/09/2021 as 16:33
As atividades são realizadas todas as terças-feiras a partir das 08h30, no CRAS
03/09/2021 as 14:35
Produtos são adquiridos diretamente da agricultura familiar
26/08/2021 as 18:54
Conferência foi realizada na última terça-feira
26/08/2021 as 18:20
Veículo será utilizado pelo CREAS
23/08/2021 as 19:55
O tema geral será “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social
20/08/2021 as 19:18
Quem estiver acompanhando a live e seguir as regras, estará concorrendo a uma smart tv 32 polegadas, além de um aparelho celular.
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
08:00 – 12:00
13:30 – 17:30
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
20/09/2021 17:29