É de conhecimento que, ao ocupar o ambiente, o ser humano sempre o transforma; o atual modo de ocupação humana trás consigo graves desequilíbrios ao meio. No município de Mercedes está sendo aplicado o PNCD (Programa Nacional de Controle da Dengue), onde temos um Coordenador de Endemias, duas Agentes de Endemias que trabalham nas localidades e também as Agentes Comunitárias de Saúde, que auxiliam orientando a população em seus domicílios da importância de estar atento às boas condições de higiene, principalmente quanto ao saneamento ambiental.
Considerado município prioritário no PNCD, até mesmo por sua localização, fronteiriço, os Mercedenses devem estar conscientes de suas responsabilidades, junto ao poder público, cuidando das águas, da coleta e destinação adequada do lixo e esgoto, medidas simples evitando desta forma uma série de propagação de doenças.
O mosquito Aedes aegypti, é transmissor da Dengue e também o principal transmissor da Febre Chikungunya. O Aedes aegypti é encontrado, principalmente nos meios urbanos, colonizado em depósitos de armazenamento de água, preferencialmente em coleções pequenas e temporárias. O mosquito infectado, ao picar um ser humano sadio, transmite o vírus para o sangue da pessoa. Em alguns dias a doença começa se manifestar. A partir daí o ciclo passa a se repetir, caso uma segunda pessoa seja picada pelo mosquito.
SINTOMAS
Os principais sintomas observados em ambas as doenças são febre, dor de cabeça, mal estar, falta de apetite e dor no corpo. O que diferencia a Febre Chikungunya da Dengue é a forte dor nas articulações com sinais de vermelhidão e inchaço, que pode afetar o paciente por vários meses. No caso da Dengue, há maior risco de hemorragias, com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos, queda da pressão arterial e acometimento dos órgãos.
Em caso de suspeita da doença, as pessoas devem evitar a automedicação e procurar sempre atendimento médico, lembrando de informar se houve deslocamento para outros municípios em pelo menos 15 ou 20 dias antes do aparecimento dos sintomas.
DENGUE e CHIKUNGUNYA: É PRECISO PREVENIR.
A prevenção é uma das armas mais poderosas contra a Dengue e Chikungunya e o único meio de prevenir é eliminar o mosquito Aedes aegypti. Para evitar a proliferação do mosquito, não podemos deixar água parada.
O controle da Dengue e Chikungunya exige um esforço de todos profissionais da saúde, gestores e principalmente da população.
É preciso que as ações de controle garantam a participação efetiva de cada morador na eliminação de locais com água parada que favorecem a reprodução do mosquito.