Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555 Centro (45) 3256-8000
Secretaria de Assistência Social

Responsável: Indiara Feix

Telefone: (45) 3256-8031

E-mail: assistenciasocial@mercedes.pr.gov.br

Sobre a secretaria

Tem o Órgão Gestor, a função de coordenar e organizar as ações no que tange à forma como será executada a Política Nacional de Assistência Social, regulamentada por lei em 2004.

 

Conforme prevê a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o Estado deverá prover os mínimos sociais, por intermédio de um conjunto integrado de iniciativa pública e da sociedade, com o objetivo de garantir o atendimento às necessidades humanas. Com a Política de Assistência Social, a segurança da vivência familiar e do convívio comunitário recebem atenção especial, fortalecendo, preservando e estimulando estes vínculos familiares e comunitários. Para isso, dois níveis de proteção são garantidos no SUAS: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial.

 

Como a Secretaria de Assistência Social se encontra atualmente:

 

Para garantir a execução de suas atribuições, atualmente 5,09% do orçamento público municipal está alocado no orçamento da Assistência Social. 

- Para o exercício de 2021 o Orçamento da Assistência Social é de R$ 2.072.850,00;

- Deste valor R$ 1.321.220,00 está alocado no Fundo Municipal de Assistência Social;

- R$ 142.630,00 está destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente;

- Atualmente tem um repasse médio mensal para as famílias inseridas no Programa Bolsa Família de R$ 13.185,00;

- Repasse médio mensal para famílias que recebem Benefício de Prestação Continuada (BPC) de R$ 91.300,00;

 

Cabe ao Órgão Gestor:

 

- Acompanhar e monitorar os programas e projetos realizados pelo CRAS, CREAS e Projeto Piá;

- Elaborar o Plano Municipal de Assistência Social;

- Elaborar relatório de gestão;

- Realizar e coordenar reuniões de equipe;

- Coordenação e gestão do Fundo Municipal de Assistência Social (FMAS) e Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA);

- Realizar prestações de contas junto aos Conselhos Municipais;

- Suporte técnico aos conselhos: CMAS, CMDCA, CMI, Conselho de Habitação e comissões como a do Bolsa Família;

- Fornecer amparo ao funcionamento do Conselho Tutelar;

- Coordenar junto com direção do Projeto Piá e Operador do Cad. Único o PETI;

- Gerenciar e alimentar o sistema federal de monitoramento (SUAS/WEB, Senso-SUAS, Cad. SUAS) para proporcionar a continuidade no recebimento de verbas federais;

- Organização de capacitações para a equipe;

- Manutenção do município na Gestão Básica do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

- Organização das Conferências Municipais;

- Participação de reuniões fora do município;

- Habitação.


LEIA MAIS
DEPARTAMENTOS
Confira todos os departamentos desta secretaria
NOTÍCIAS
Últimas notícias da secretaria
15/10/2021 as 17:15
O evento será realizado em uma nova data, ainda não definida
13/10/2021 as 12:31
O prefeito, Laerton Weber, e a secretária de Assistência Social, Indiara Feix, participaram das entregas
01/10/2021 as 16:22
Os produtores foram arrecadados em campanha realizada no comércio local.
28/09/2021 as 18:01
Só será permitida a participação de pessoas que comprovem que estão vacinadas completamente contra a Covid-19
14/09/2021 as 16:33
As atividades são realizadas todas as terças-feiras a partir das 08h30, no CRAS
ENDEREÇO ADMINISTRATIVO
Rua Dr. Osvaldo Cruz, 555
Centro
CEP: 85998-000
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta
08:00 – 12:00
13:30 – 17:30
(45) 3256-8000
Ligue!
Facebook
Siga no Facebook
E-mail
mercedes@mercedes.pr.gov.br
ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO
15/10/2021 20:52